As restrições para agentes públicos e pré-candidatos que irão concorrer às eleições de outubro, começaram a valer a partir de hoje (2), três meses antes do primeiro turno do pleito, em conformidade com a Lei nº 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições.
As medidas tem por objetivo manter o equilíbrio entre os candidatos, e entre outras decisões, proíbe os políticos de autorizar a veiculação de publicidade estatal sobre os atos de governo, além da realização de obras, campanhas de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, exceto no caso de grave e urgente necessidade pública, que neste caso, deverá ser autorizada pela Justiça Eleitoral.
Outras proibições aos políticos que disputarão o cargo em 2022, são a de não poder fazer pronunciamento oficial em cadeia de rádio de televisão, salvo em casos de questões urgentes e relevantes, também com autorização da Justiça Eleitoral, participação em inaugurações de obras públicas e a contratação de shows artísticos com dinheiro público.
Outra restrição prevista na lei das Eleiçõer para o período eleitoral, é a não contratação, demissão ou transferência de funcionários públicos, até a posse dos eleitos no pleito, com excessão a exoneração e a nomeação de cargos em comissão e funções de confiança da administração pública, além das nomeações de aprovados em concursos públicos homologados até 2 de julho de 2022.
CALENDÁRIO ELEITORAL
O restante do calendário eleitoral prevê para entre os dias 20 de julho e 5 de agosto, a realização das convenções partidárias para a escolha oficial dos candidatos que vão disputar as eleições.
A partir do dia 20, candidatos, partidos políticos, coligações e federações terão direito à solicitação de direito de resposta por afirmações consideradas caluniosas, difamatórias ou sabidamente inverídicas que forem publicadas por veículos de comunicação social.
O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O Eventual segundo turno para a disputa presidencial e governos estaduais está marcada para o dia 30 de outubro.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Problemática Galeria estourada causa transtornos no bairro Santa Clara, em Patos
Chuvas Chuva rápida surpreende moradores no Centro de Patos na tarde desta sexta-feira (2)
Celebração Equipe da Maternidade de Patos celebra o primeiro nascimento de 2026 na unidade
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos Mín. 23° Máx. 35°