
A Secretaria de Saúde de Patos iniciou, esta semana, um estudo de viabilidade técnica para a realização da castração química dos cães de rua, com o objetivo de regular a população animal que continua sem controle no município, com a esperança de resolver um problema de saúde pública. O secretário de Saúde do município, Leônidas Medeiros, participou nesta terça-feira, dia 05, do programa Espinharas Notícias, na Rádio Espinharas FM, e afirmou que o procedimento será realizado em breve.
“Já conversei com Nabor e ele deu o sinal de positivo. A nossa intenção é fazer o máximo de ações possíveis para realizar um controle populacional de animais de rua do nosso município, então vamos fazer. Nós vamos estudar e executar essa ação, que será mais uma ação de controle populacional”, afirmou o secretário.
O assunto chamou bastante atenção dos cuidadores, voluntários da causa animal, ONGs e população em geral, já que é um método novo e nunca utilizado na cidade. O tema vem dividindo opiniões e ganhou bastante repercussão.
Segundo Dilermando Dantas, médico veterinário responsável técnico pelo canil municipal, o ritmo das castrações não dão conta e há um aumento exagerado da população animal, correlato ao ato criminoso de pessoas de outras cidades que abandonam animais diariamente no município.
“Estamos na fase de discutir qual a medicação, qual fármaco mais adequado para utilizarmos. Existem várias opções e precisamos definir bem, além da estratégia de captura e identificação desses animais que passaram por esse procedimento”, afirmou o veterinário.
Os métodos de castração química incluem drogas hormonais, imunocontraceptivos e produtos químicos esterilizantes inorgânicos. Por ser uma forma mais barata que a esterilização cirúrgica, o método pode auxiliar muito em trabalhos de ONGs de proteção animal, que visam ajudar na diminuição da proliferação de animais abandonados.
Veja mais detalhes no vídeo abaixo:
Por Wânia Nóbrega - Patosonline.com
Problemática Galeria estourada causa transtornos no bairro Santa Clara, em Patos
Chuvas Chuva rápida surpreende moradores no Centro de Patos na tarde desta sexta-feira (2)
Celebração Equipe da Maternidade de Patos celebra o primeiro nascimento de 2026 na unidade
Baixa Umidade Inmet renova alerta amarelo de baixa umidade para 79 municípios da Paraíba nesta sexta (2)
Indicador positivo Patos terminou novembro com mais de 15.300 trabalhadores com carteira assinada e crescimento superior a 10% no emprego formal
Avaliação Vereador Galeguinho faz balanço positivo do ano de 2025 e espera grandes desafios para 2026
Falta de água Moradores relatam falta de água no Itatiunga, em Patos; Cagepa diz que manobra foi realizada na rede para atender setor mais elevado
Números positivos Patos tem saldo superior a 1.300 empregos com carteira assinada até novembro e cresce mais de 70% em um ano
Ação solidária Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza ações solidárias e distribui mais de uma tonelada de alimentos em Patos Mín. 23° Máx. 35°