
A gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, Liliane Sena, participou nesta segunda-feira (15), do programa Espinharas Notícias da Rádio Espinharas, para orientar a população sobre os cuidados e prevenção para a varíola dos macacos, a Monkeypox.
Liliane explicou que, além da transmissão ser de uma menor proporção, comparado a outros vírus, a maioria dos casos é de forma leve, não sendo preciso internação hospitalar, no entanto, caso seja necessário todos os municípios já estão orientados e os três hospitais estaduais de Patos já receberam o kit para coleta em caso de suspeita da doença.
“Os municípios tão logo tenham algum caso suspeito devem notificar esse caso imediatamente já que esta doença é de notificação obrigatória e imediata, então a secretaria de saúde do estado toma ciência através dessa notificação e já aciona a coordenação de vigilância epidemiológica municipal para que possam tomar todas as medidas cabíveis e realmente se for um caso suspeito, a 6ª gerência disponibiliza o kit para coleta”, afirmou.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) confirmou alta de 190,7% no número de casos da varíola dos macacos no Brasil. Já no estado da Paraíba, atualmente, são 36 casos notificados com quatro descartados e um caso confirmado. No momento, 31 casos seguem em investigação no estado.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Por Wânia Nóbrega - Patosonline.com
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 22° Máx. 37°