Quinta, 28 de Novembro de 2024
Banner Hmais Onco
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Banner Dra Rhaissa
Banner Topazio Tintas
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Gerais Gerais

Taciano Wanderley comemora ação no MPPB que garante acessibilidade na sede do SINFEMP

17/08/2022 às 19h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: ASCOM
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou ao Sindicato dos Servidores Municipais de Patos e Região (SINFEMP), localizado na cidade de Patos, a instalação de rampa de acesso em sua sede, bem como a adoção de outras providências para garantir a acessibilidade de cadeirantes e de pessoas com mobilidade reduzida, ao prédio. As medidas devem ser efetivadas em até 30 dias. O Inquérito Civil 040.2022.001073 foi instaurado na última segunda-feira (25), pelo 3° promotor de Justiça de Patos, Eduardo Luiz Cavalcanti Campos, e encaminhado à presidente do SINFEMP, Carminha Soares.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A recomendação está amparada, entre outras leis, no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que garante o direito à acessibilidade à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, por meio da construção, reforma, ampliação ou mudança de uso de edificações públicas já existentes. Esse direito, de acordo com o promotor, estava sendo violado pelo SINFEMP, pois sua sede, localizada no bairro Santo Antônio, não possui acessibilidade para pessoas com deficiência, dificultando o acesso aos servidores e visitantes que tenham essa condição.

“Considerando que a Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão) garante à pessoa com deficiência, em seu art. 53, a acessibilidade, conceituada como o direito que garante à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social”, diz trecho da recomendação instaurada a partir da Notícia de Fato 040.202 2.001073, na qual o noticiante comunicava ao MPPB a falta de acessibilidade no prédio do sindicato.

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

Ainda de acordo com o representante do MPPB, o Sindicato dos Servidores Municipais de Patos e Região tem o prazo de 15 dias para responder, de forma escrita, se acata ou não as medidas, que devem ser tomadas em até 30 dias. Em caso positivo, o MPPB requisitou também documentos que informem quais as ações adotadas e quais os efeitos delas. Caso as providências não sejam atendidas, a Promotoria de Justiça poderá tomar as medidas judiciais cabíveis.

Em conversar com o cadeirante Taciano Wanderley, o mesmo fala da importância e dessa conquista. "Eu tenho uma missão, e lutaremos por esta causa, sou cadeirante e sou quem é, sabe a da necessidade da acessibilidade, Agradecemos ao MPPB que cumpre um papel fundamental na garantia dia direitos dos cidadãos. Disse Taciano.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

ASCOM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h07 - Fonte: ClimaTempo
34°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras