
O médico neurologista da cidade de Patos (PB), Dr. Alexandre Firmino, aproveita a campanha Setembro Amarelo para repassar orientações importantes sobre os casos de suicídio e como as pessoas devem proceder diante desses fatos.
O primeiro ponto ressaltado pelo médico é que, diante de um caso de suicídio, as pessoas precisam evitar de culpar a família, tendo em vista que esta já foi bastante punida com a perda do ente querido.
Ele explica que o ato do suicídio é multifatorial, e que nunca está relacionado a apenas uma causa. Portanto, as pessoas precisam entender que ninguém carrega culpa por isto.
Além disso, Dr. Alexandre alertou para as redes sociais. Ou seja, comentou que é necessário que o assunto seja publicado com muita responsabilidade e sem expor a vítima e seus familiares, evitando assim sensacionalismo em cima do caso.
Também pede que as pessoas não divulguem o suicídio de forma romântica, deixando a ideia de que a pessoa passou dessa para melhor, ou que não aguentou essa vida. Essa abordagem pode causar o efeito contrário, que é estimular a auto violência, como diz Dr. Alexandre Firmino.
E por fim, ele afirma que toda e qualquer menção ao suicídio deve ser levado a sério, e que familiares e amigos fiquem atentos a qualquer sinal que possa sugerir isso, bem como tentem ajudar a pessoa.
Matéria por Patosonline.com
Com informações do próprio Dr. Alexandre Firmino
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 22° Máx. 37°