Quinta, 28 de Novembro de 2024
Banner Topazio Tintas
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Dra Rhaissa
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Clima Sublime
Gerais Gerais

Médico Veterinário integrante do IDIARN comenta sobre desenvolvimento histórico da produção de palma forrageira na Paraíba. OUÇA

07/09/2022 às 11h50
Por: PATOS ONLINE Fonte: Matéria por Patosonline.com
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A palma forrageira desponta como importante suporte forrageiro para a pecuária no semiárido brasileiro, principalmente no Sertão da Paraíba, sendo capaz de produzir forragem de elevado valor nutritivo que auxiliará na alimentação dos animais durante o período de seca, principalmente.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com os dados do Censo Agropecuário de 2017, a Paraíba alcançou a marca de 356.350 mil toneladas do cacto, o que representou 12,39% da produção nacional. Monteiro, no Cariri, é o município paraibano que se destaca, ocupando também o 8º lugar no país.

Com esses índices, a Paraíba ficou atrás apenas de Pernambuco (468.826) e Bahia (1.303.149) no volume produzido. Já a comercialização dessa forrageira, representou volume de quase sete milhões e meio de reais (R$ 7.380.000,00), 11,67% do total do país.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

A redação do Patosonline.com conversou com o médico veterinário Renato Dias Maia, integrante do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), que comentou sobre o desenvolvimento da produção ao longo dos anos e destacou o pioneirismo da paraíba na produção dessas variedades.

Segundo Renato Dias, um dos primeiros trabalhos pioneiros no Brasil sobre a cochonilha foi da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (EMEPA), que criou as primeiras variedades resistentes no Brasil, denominadas de PB1 e PB2, mais conhecidas por Orelha de Elefante e Orelha de Onça, sendo uma grande e uma pequena. A partir daí, as raquetes, que são as sementes, foram enviadas para todo o Brasil.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Ouça mais detalhes no áudio abaixo:

Renato Dias Maia, integrante do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) - Áudio: Patosonline

Matéria por Patosonline.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h07 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras