Subiu para 128 o número de casos suspeitos de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, na Paraíba. A informação é do boletim da Secretaria de Estado da Saúde, atualizado na noite desta terça-feira (20). A Paraíba tem 17 casos confirmados e um classificado como "provável". 119 foram descartados.
O primeiro caso foi confirmado no dia 4 de agosto, em João Pessoa, uma mulher de 22 anos que segue sendo acompanhada. De acordo com um boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) no dia 29 de agosto, outros seis casos foram confirmados, cinco na capital e um em Cabedelo. Todos do sexo masculino.
Já no dia 8 de setembro, a SES-PB confirmou mais quatro casos, um deles em Cabedelo e outros três em João Pessoa. Uma mulher e três homens. Na última terça-feira (13), houve mais cinco confirmações de infecção por monkeypox. Um em Campina Grande e os demais casos na capital.
Já na última quarta (14), mais um caso foi confirmado em João Pessoa, de acordo com a (SES-PB)
Perfil dos casos confirmados
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), dos casos confirmados, dois casos são do sexo feminino, 15 casos do sexo masculino. A faixa etária com maior número de casos confirmados é a de 30 a 39 anos. 13 dos casos são residentes de João Pessoa, 3 em Cabedelo e 1 do município de Campina Grande.
Segundo investigação dos municípios, até o momento, apenas 4 dos casos referem contato com pessoas oriundas de São Paulo, sem definição de contato ou caso fonte dos demais casos confirmados, o que requer ampliação das investigações.
Nenhum dos casos foi hospitalizado, o município de residência segue acompanhando os contatos dos casos.
Casos em investigação
Os exames para detectar a infecção por monkeypox estão sendo feitos no Rio de Janeiro. Segundo a SES-PB, as amostras vão para o estado fluminense e estão demorando um pouco por causa do número de casos que é grande no Brasil.
O boletim mais atualizado informa ainda que, até agora, são 119 casos descartados, 128 continuam em investigação. Desses 124, a gente tem 67 em João Pessoa, que é a cidade com maior número de casos investigados. Cabedelo tem 20 casos suspeitos, Cajazeiras e Campina Grande têm cinco casos em investigação cada.
A SES-PB alerta que quem apresentar febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, glândulas inchados, calafrios e exaustão com pelo menos 1 a 3 dias de sintomas, além de começar a aparecer lesões na pele, pode-se suspeitar da varíola dos macacos e procurar uma unidade de saúde.
Emocionante SAMU realiza parto natural e humanizado em residência de Catingueira e emociona equipe
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência' Mín. 22° Máx. 37°