A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa segunda-feira (31), que subiu para 46.384 o número de casos prováveis de arboviroses (chikungunya, dengue e zika) neste ano. De acordo com o boletim epidemiológico nº 11, de janeiro a outubro foram notificados 27.232 suspeitas de dengue, 18.529 de chikungunya e 623 de zika. Desse montante, 489 casos prováveis foram registrados no mês de outubro.
O boletim epidemiológico nº 11 também acusa que 158 dos 223 municípios paraibanos, incluindo Patos, têm casos suspeitos/confirmados de arboviroses com incidência a partir de 300. De acordo com a técnica em arboviroses da SES, Carla Jaciara, isso é indício de maior circulação do mosquito e, consequentemente, maior riscos de adoecimento para população. Veja lista completa de municípios sob alerta no fim da matéria.
A profissional lembra ainda que os focos do mosquito Aedes Aegypti, na grande maioria, são encontrados em ambientes domiciliares. “É fundamental cuidar de sua residência fazendo regularmente vistorias no quintal, jardim e calhas, além de vedar a caixa d’água e outros meios que acumulem água”, orienta.
Até o momento, a Paraíba contabiliza 22 mortes causadas por arboviroses, sendo 15 em decorrência de chikungunya e sete em decorrência de dengue. Outros 15 óbitos suspeitos seguem sob investigação.
Os óbitos confirmados por chikungunya estão distribuídos em 10 municípios: Araçagi (1), Campina Grande (5), João Pessoa (2), Pombal (1), Queimadas (1), Santa Luzia (1), Santa Rita (1) , São José da Lagoa Tapada (1), Serra da Raiz(1) e Vista Serrana (1). Já os sete óbitos confirmados por dengue ocorreram nos municípios de Bananeiras (1), Guarabira (1), Patos (1), Santa Rita (1), Santa Luzia (1), Serra Branca (1) e Sousa (1).
A técnica em arborviroses da SES alerta que a população precisa estar atenta aos sinais e sintomas da doença e procurar uma unidade de saúde sempre que houver suspeita de infecção. “Essas doenças podem evoluir para as formas graves e exigir cuidados especiais”, reforça Carla Jaciara.
Fonte: Portal Correio
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°