A campanha Novembro Azul está em vigor, mas além do câncer de próstata como foco, a mobilização também busca conscientizar o público masculino sobre os cuidados com a saúde de uma forma geral.
Durante entrevista concedida à reportagem da Rádio Espinharas de Patos, o médico urologista Dr. Eliseu de Melo Neto disse que um dos problemas recorrentes na cidade de Patos e região tem sido o câncer de pênis.
Inclusive, o médico revelou que existem muitos casos de amputações penianas, mas que devido à massificação de campanhas como o Novembro Azul, essa estatística vem reduzindo.
Dr. Eliseu citou que um dos fatores que mais contribuem para o surgimento do câncer de pênis, é a higiene incorreta do deste órgão genital.
Também mencionou que este tipo de câncer é mais agressivo que o câncer de próstata, e que na maioria dos casos os homens só procuram ajuda médico quando a situação já está bem complicada.
Portanto, ele recomenda que os homens verifiquem atentamente para qualquer alteração estranha no pênis. Dessa forma, é mais fácil tratar e curar qualquer início do câncer de pênis.
A boa higiene com água e sabão tem sido o mais recomendado como prevenção, disse o médico.
Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.
Matéria por Patosonline.com
Reportagem de Wânia Nóbrega – Rádio Espinharas
Mín. 22° Máx. 37°