Luís Suárez chega ao Grêmio "muito motivado" para os desafios do futebol brasileiro e justificar o status de maior contratação da história do clube. Depois de uma negociação complexa e com "momentos delicados", o astro uruguaio se apresenta dia 3 e tem data para estrear diante do torcedor.
El Pistolero desembarca em Porto Alegre entre segunda e terça e é presença confirmada na reapresentação do elenco. A princípio, participará normalmente da pré-temporada. O atacante disputou a Copa do Mundo em novembro e posteriormente manteve a forma com trabalhos físicos no Uruguai.
Suárez demonstrou estar empolgado com a oportunidade de vestir a camisa 9 do Grêmio e competir em alto nível no Brasil. A estreia do centroavante diante do torcedor pode acontecer no dia 17 de janeiro, 19h30, contra o São Luiz, na Arena, pela Recopa Gaúcha.
"Desde já, conclamo o torcedor para lotar a Arena no dia 17 para ver o novo time do Grêmio e para ver Luís Suárez." — Paulo Caleffi, vice de futebol.
— Ele está muito motivado, isso era uma condição para nós, enxergar a motivação, senão não teria sentido algum realizar todo movimento feito pelo Grêmio. Tenho absoluta convicção que ele vai entregar dentro de campo. Será aquele jogador guerreiro. Vamos desfrutar dele jogando na nossa Arena — disse Caleffi em entrevista à rádio Gaúcha.
O contrato de duas temporadas foi assinado por Suárez em Canelones, cidade próxima a Montevidéu, no Complexo Luís Suárez, com as presença dos dirigentes Paulo Caleffi e Antônio Brum. O clube gaúcho precisou superar alguns percalços antes de anunciar a contratação do artilheiro.
Após acertar com o jogador na véspera do Natal, os advogados deram início à troca de documentos. Houve pontos de discordância em relação às ações de publicidade e marketing envolvendo a exploração da imagem de Suárez. O assunto foi superado na sexta-feira à noite. Grande parte do salário do atacante será custeado por empresas parceiras do clube.
- Tiveram momentos bastante delicados. Uma negociação muito difícil que representa o tamanho do atleta e do Grêmio - resumiu Caleffi.
O novo camisa 9 chega para comandar o ataque em 2023. Além dele, o técnico Renato Portaluppi conta com Diego Souza para a posição. Everton Galdino, Ferreira, Guilherme são as outras alternativas ofensivas à disposição da comissão técnica.
Com o novo reforço, o Grêmio passa a ter seis estrangeiros no elenco: Kannemann, Villasanti, Carballo, Cristaldo, Campaz e Suárez. O colombiano está fora dos planos para a temporada de 2023 e será negociado. O Santos Laguna, do México, e o Colo-Colo, do Chile, preparam proposta.
Suárez, 35 anos, é o maior artilheiro da história da seleção uruguaia, com 68 gols em 137 jogos, média de 0,49 por partida. Em 2022, marcou oito vezes pelo Nacional, cinco pelo Atlético de Madrid e três pela seleção. Na Copa do Catar, disputou três partidas, duas como titular, e deu uma assistência.
A estrela uruguaia soma passagens por Nacional, Groningen, Ajax, Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid. No currículo, duas Chuteiras de Ouro, títulos da Copa América pelo Uruguai, Liga dos Campeões, Mundial de Clubes, Supercopa da Europa, cinco edições do Campeonato Espanhol, duas Supercopas da Espanha, quatro Copas do Rei, Campeonato Holandês e Campeonato Uruguaio.
Suárez é a oitava contratação do Grêmio para a nova temporada. Antes do astro uruguaio, o clube anunciou Reinaldo, Bruno Uvini, Pepê, Carballo, Cristaldo, Gustavinho e Everton Galdino. O Tricolor espera anunciar o lateral-direito Fábio, do Nantes-FRA, nas próximas horas.
Fonte: ge
Mín. 23° Máx. 36°