
Desde o início da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vem divulgando boletins informativos com alerta para chuvas intensas na Paraíba, tanto no litoral quanto no Sertão. Com isso, a Energisa reforça os cuidados que a população deve ter para evitar acidentes elétricos e prejuízos com aparelhos domésticos.
"Nosso alerta é para que, em caso de tempestades com ventos fortes e descargas atmosféricas, os eletrodomésticos sejam retirados das tomadas já que, nesses casos, pode haver interferência na rede elétrica, impactando o fornecimento de energia. É importante não ligar qualquer eletrodoméstico; torneiras e chuveiros elétricos também não devem ser usados durante as tempestades. Antena de TV de canais abertos é a maior causa de queima de aparelhos. Por isso, é importante desconectar o aparelho da tomada e do fio da antena”, explica coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, Juliano Chandretti.
Os cuidados ainda incluem evitar qualquer tipo de contato com objeto que possua estrutura metálica e objetos longilíneos ou com ponta, em áreas externas. Normas federais determinam que casas, edifícios e alguns aparelhos elétricos possuam proteção contra raios. “É importante ficar abrigado durante as chuvas e não tocar em cabos rompidos ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica, pois podem estar energizados”, reforça Juliano.
Caso se depare com algum cabo caído ao chão ou qualquer outra emergência com a rede elétrica, a recomendação é se afastar e entrar em contato imediatamente com a Energisa, por um dos canais de atendimento: Call Center (0800 083 0196), aplicativo Energisa ON ou Atendente Virtual (gisa.energisa.com.br)
Plano Operacional
A Energisa Paraíba possui um plano operacional para assegurar o fornecimento de energia elétrica com qualidade e segurança, especialmente durante o período chuvoso. A execução do plano, juntamente com as ações preventivas, realizadas ao longo do ano, garantem a qualidade no fornecimento de energia.
Também faz parte do plano a logística diferenciada das equipes de campo e o reforço de especialistas no Centro de Operação Integrado (COI) para o atendimento nessas regiões. Em período de chuvas intensas, a Energisa realiza, diariamente, inspeções minuciosas de forma preventiva e, ainda, nos circuitos que fornecem energia no local e correção de possíveis anomalias.
“Junto ao nosso centro de operações, fazemos o monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana, e existe um planejamento de contingenciamento para, em qualquer situação, tomarmos as ações de forma ágil e planejada para restabelecimento da energia, numa eventual ocorrência”, ressalta o gerente de Operações, Felipe Costa.

Por Assessoria
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°