Foi iniciado, nesta segunda-feira (23), o Opera Paraíba Pediátrico. O programa vai atender 100 crianças e adolescentes, 25 por dia, em quatro dias (23, 26, 28 e 29/01) no Hospital de Clínicas de Campina Grande, com cirurgias de hérnia e de fimose (postectomia). Haverá, ainda nos próximos dias, outros tipos de cirurgias atendidos no Hospital Arlinda Marques e Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, ambos em João Pessoa, e no Hospital Inaldo Leite, em Patos, no Sertão paraibano.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, "o cadastro do Opera Paraíba acontece junto às Unidades de Saúde da Família (USF's) e junto às Secretarias Municipais. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria de Estado da Saúde." Ele explicou, conforme obtido pelo ClickPB junto à SES-PB, que o usuário do SUS também pode cadastrar a criança ou adolescente no site operaparaiba.pb.gov.br. É necessário preencher os dados pessoais e anexando comprovante de residência, exames e laudos médicos.
"O Opera Paraíba já contempla com maestria as cirurgias destinadas a adultos, atendendo paraibanos de todas as regiões com procedimentos nas mais diversas especialidades. Agora, por determinação do governador João Azevêdo, as crianças e adolescentes serão prioridade, com o objetivo de reduzir a demanda existente", explica o diretor técnico do Hospital de Clínicas, Thyago Morais.
O Hospital de Clínicas já realiza diariamente procedimentos, por meio do programa, nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, urológica, oftalmológica, otorrinolaringologia, cirurgias de proctologia, vascular, ortopédicas, mastectomias, bariátricas e odontológicas para pessoas com necessidades especiais. Crianças portadoras do Pé Torto Congênito (PTC) também já são beneficiadas com as cirurgias corretivas.
Em 2022, o Hospital de Clínicas registrou a realização de mais de 8,5 mil cirurgias somente na unidade, contribuindo para o cumprimento da meta geral de 20 mil cirurgias no ano. Desde o início do programa, em 2019, o Opera Paraíba já contemplou mais de 33 mil paraibanos.
"A meta do Governo do Estado é realizar mil cirurgias pediátricas até março em várias regiões do estado, levando saúde de qualidade para perto dos paraibanos, sem a necessidade de deslocamento para cidades maiores", disse o secretário Jhony Bezerra.
O governador João Azevêdo comentou sobre o Opera Paraíba Pediátrico:
Fonte: ClickPB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°