Após uma semana de treinos, o Nacional de Patos voltou a campo na noite desta terça-feira, dia 24 de janeiro, e recebeu o Auto Esporte no Estádio José Cavalcanti, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Paraibano Betino 2023.
O jogo marcou a estreia do técnico Flávio Araújo a frente do comando da equipe alviverde, que não teve vida fácil e viu a vitória ser sacramentada apenas nos acréscimos.
Ele manteve a escalação que Lamar vinha utilizando e foi a campo com as seguintes peças: Mauro Iguatu, Gutti, Yuri Mamute, Juan, Moreilândia, Arthurzinho, Doda, Juninho Paraíba, Diego Dentinho, Esquerdinha e Charles.
Já Reginaldo Sousa escalou o Auto Esporte com: Vladmir, Dênis, Gabriel, Henrique, Tiago Bob, Andrei, Léo Henrique, Thiago Santos, Saullo, Leandro e Kiko.
A partida começou movimentada e com o Auto Esporte indo pra cima logo no primeiro minuto. O Naça não demorou para responder e aos 5 minutos, Yuri Mamute solta o pé em cobrança de falta de muito longe, a bola explode no travessão e volta no goleiro Vladimir que segura firme e impede o gol. Veja o lance abaixo pelas lentes do repórter Pabhlo Rhuan:
O Nacional seguiu no ataque e aos 12 minutos criou mais uma boa chance em cobrança de falta ensaiada. Juninho tocou rasteiro para Doda que recebeu livre dentro da área, mas o volante chutou mascado e a defesa do Auto afastou.
A equipe do Verdão Maravilha seguiu no ataque, mas o Auto Esporte também buscava o gol. Aos 27 minutos Thiago Santos pega bem na bola e chuta de muito longe, mas Mauro Iguatu faz bela defesa.
A partir daí a chuva deu o ar da graça no José Cavalcanti e o jogo ficou menos movimentado. Já na parte final da primeira etapa, aos 38 minutos, o Canário abriu o placar. Após boa troca de passes e bola de pé em pé, Juninho recebeu na esquerda e cruzou para Diego Dentinho, que só escorou para o fundo das redes. Nacional 1 a 0. Veja o momento exato do gol pelas lentes do repórter Pabhlo Rhuan:
A chuva aumentou durante o intervalo e no início do segundo tempo o gramado do JC estava muito encharcado, parecendo mais um "polo aquático".
Com várias poças de água, a troca de passes ficou difícil e a bola aérea se tornou a única alternativa de perigo para as equipes. E foi assim que o Auto Esporte conseguiu chegar no empate aos 16 minutos da etapa final. Kiko faz jogada individual, cruza na medida, e Henrique testa para o fundo das redes. Nacional 1 a 1 Auto.
O Verdão tentou reagir e quase marcou seu segundo gol logo em seguida, aos 20 minutos, com Doda, que aproveitou sobra de bola e bateu de canhota, beirando a trave.
Daí em diante, o jogo não teve muito brilho.
Mas no apagar das luzes, já nos acréscimos, quando tudo parecia definido, Doda colocou novamente o Verdão Maravilha na frente. Em cobrança de escanteio, o meio-campista se livrou da marcação e cabeceou firme para sacramentar a vitória e fazer a festa da torcida, que mesmo com chuva compareceu em bom número. Fim de papo, Nacional 2 a 1 Auto Esporte. Veja o gol da vitória e a festa dos atletas:
O Nacional volta a campo no próximo dia 05 de fevereiro (domingo), quando recebe o Sousa no clássico sertanejo, no Estádio José Cavalcanti, às 17h.
Já o Auto Esporte faz o clássico pessoense contra o Botafogo-PB no próximo domingo, dia 29, às 16h, no Almeidão.
Com a vitória, o Naça voltou ao G-4 da competição, ocupando a 4ª colocação com 6 pontos, já o Auto Esporte amarga a lanterna do campeonato com apenas 1 ponto ganho. Veja a classificação abaixo:
1º São Paulo Crystal - 9 pontos
2º Sousa - 7 pontos
3º Treze - 7 pontos
4º Nacional de Patos - 6 pontos
5º Campinense - 4 pontos
6º CSP - 3 pontos
7º Botafogo PB - 3 pontos
8º Queimadense - 2 pontos
9º Serra Branca - 1 ponto
10º Auto Esporte - 1 ponto
Imagens: Pabhlo Rhuan
Mín. 22° Máx. 37°