
Visando garantir o direito a um planejamento familiar eficaz das mulheres, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza gratuitamente o serviço de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), oferecido pelo Ministério da Saúde.
O DIU é um método contraceptivo de longa duração, que por não ter hormônios, consegue ser eficaz, gera comodidade à mulher, e é recomendado pelos médicos.
Em Patos, é utilizado o DIU de cobre, também conhecido como DIU não-hormonal, que é inserido no interior do útero e que evita uma possível gravidez, tendo um efeito que pode durar até 10 anos.
A médica ginecologista, Dra. Socorro Dias, que atende no Centro de Especialidades Frei Damião, e também é responsável pelo implante do Dispositivo, explica que a mulher que vai aderir ao DIU passa por uma avaliação em ginecologia, a fim de esclarecer dúvidas importantes sobre a eficácia do dispositivo, e ainda para ser avaliada e preparada para o procedimento.
Ayrla Soares, que é enfermeira e também coordena o programa Saúde da Mulher na Atenção Básica do município de Patos, esclarece que para ter acesso ao DIU de cobre, ou a outros métodos contraceptivos via SUS, a mulher deve buscar primeiro uma unidade de saúde mais próxima, que vai encaminhá-la para a consulta em ginecologia.
Os exames preparatórios para a inserção do DIU também são disponibilizados pela rede municipal de assistência à saúde, como ressalta a enfermeira Ayrla Soares.
“Não tem contraindicação, o risco é bem inferior ao benefício, e no momento que a mulher se sentir segura, e desejar ser mãe naquele momento, ela pode retirar e ter sua vida fértil restabelecida”, acrescenta Ayrla.
Analicy Mariana Alves, usuária do SUS na cidade de Patos, esteve na tarde desta segunda-feira (27), no Centro de Especialidades Frei Damião, e na oportunidade demonstrou a satisfação de poder aderir ao DIU. “Pra mim tá sendo uma experiência bacana, fiquei sabendo através da agente comunitária de saúde, já tinha vontade de colocar e está sendo tudo rápido. Fiz exames, fiz tudo que pediram pra fazer, e acho que o DIU é uma boa opção para quem não quer usar métodos contraceptivos com uso de hormônios. Eu super indico”, externou Analicy.
Na cidade de Patos, a prática da inserção de DIU foi adotada como mais uma opção de método contraceptivo que o município está ofertando às mulheres acompanhadas pelo planejamento familiar.
Coordecom – Prefeitura de Patos (Por Hélio Barbosa)
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia Mín. 22° Máx. 36°