
O curso de Odontologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (bairro Santa Cecília, Patos) agora conta com o projeto chamado TRANSformando Sorrisos, que tem o objetivo de promover saúde bucal e geral para a população trans e travesti do Sertão (Patos e cidades vizinhas) e ofertar serviços odontológicos de forma gratuita e livre de preconceitos, de forma acolhedora, respeitando a dignidade da pessoa trans.
Também está sendo realizada uma pesquisa que visa levantar dados a respeito da saúde oral dessa população e sobre os possíveis fatores que impedem o acesso ao serviços de saúde disponíveis atualmente. Ambos os projetos irão fornecer dados para fomentar a criação de políticas públicas de saúde que beneficiem a comunidade trans.
O professor Dr. Leorik Pereira coordena o projeto com colaboração dos professores Dra. Cyntia Helena e Dr. George Nascimento – todos docentes do curso de Odontologia. O aluno William Harvey Machado, que atualmente cursa o 9º período do curso de Odontologia, foi o idealizador.
A pessoa trans, travesti ou não binária que tenha interesse no atendimento odontológico ou em participar da pesquisa deve entrar em contato pelo WhatsApp (83) 9 9959-0685 ou pelo direct do perfil no Instagram (@transformandosorrisosufcg) e agendar a consulta, que acontece na Clínica Escola de Odontologia, na UFCG campus Patos.
Patosonline.com
Com Assessoria
Ação Solidária Hospital Day UNIFIP e Sicredi Patos realizam ação social com sorteio de cadeira de rodas
Detran Prova da baliza deixa de ser obrigatória em alguns estados, mas Paraíba mantém exigência
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia Mín. 22° Máx. 36°