
Cinco pacientes devem entrar em salas de cirurgias para realização de transplantes nas próximas horas na Paraíba e em São Paulo. Fígado, rins e córneas de um homem de 47 anos vítima de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) devem transformar a vida de cinco de pessoas. Após a morte, na cidade de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa, a família autorizou a captação dos múltiplos órgãos na tarde dessa quarta-feira (7).
O paciente internado no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires tentou enfrentar as consequências do AVCI por mais de 20 dias. A família ressignificou a luta do homem pela vida e concedeu a doação para quem aguardava por um órgão na fila de transplantes.

O fígado vai ser recebido por um homem de 61 anos, que está em João Pessoa; os rins foram aceitos pela Central de Transplantes de São Paulo e as córneas foram levadas para o Banco de Olhos da Paraíba.
A equipe da Central de Transplantes acompanhou todo o processo de doação e realizou a identificação dos receptores dos órgãos, cadastrados em uma lista nacional única. Essa foi a primeira doação de órgãos registrada na unidade em 2023.

Corredor humano
Antes de iniciar o procedimento de captação, colaboradores da instituição prestaram homenagem ao paciente e à família do doador. Um corredor humano foi feito desde a saída da UTI Clínica, onde o paciente estava internado, até o Bloco Cirúrgico, onde aconteceu a captação dos órgãos. Segurando placas que incentivam a doação de órgãos, os colaboradores e também alguns familiares de outros pacientes da unidade, incluindo a esposa do recém-transplantado de coração, aplaudiram o doador.

Em 2023
A Paraíba já registrou a realização de 108 transplantes, sendo 80 de córneas, quatro de coração, 14 de rim, sete de fígado e dois de medula óssea. Ainda aguardam por uma doação no estado, 445 pessoas.
Desde novembro de 2018, o Hospital Metropolitano tornou-se um hospital doador, realizando, desde então, a captação de múltiplos órgãos para transplante, tais como: córneas, rins e fígado, que já beneficiaram pacientes que estavam na Fila Única da Central de Transplante. Em setembro de 2019, a unidade recebeu o certificado de “Amigo do Transplante”. O título enfatiza o compromisso em promover ações que incentivam a doação de órgãos.
Referência em cardiologia e neurologia, o Metropolitano recebeu o credenciamento para realização do transplante cardíaco em junho de 2020. Desde então, foi implantado na unidade o Ambulatório de Transplante, para atendimento a pacientes candidatos ao procedimento. Além do transplante em adultos, o Metropolitano tornou-se o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico.
Em 26 de março de 2022, a unidade hospitalar realizou o primeiro transplante cardíaco 100% SUS pela Paraíba. O paciente beneficiado foi um homem de 60 anos, que recebeu um novo coração de um jovem de 20 anos. Em janeiro de 2023, foi realizado o segundo transplante, em um paciente de 47 anos, que teve alta em menos de um mês. O terceiro transplante aconteceu em abril de 2023, com o paciente tendo alta após 39 dias, e o quarto transplante cardíaco aconteceu em maio.
Fonte: Portal T5
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°