Com a proposta de acelerar a realização de cirurgias de catarata no Alto Sertão do estado, o Programa Opera Paraíba realiza, nesta semana, no Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, mais um mutirão de cirurgias oftalmológicas. Serão realizados 150 procedimentos, 50 por dia.
As intervenções tiveram início na quarta-feira (28) e seguem até esta sexta-feira (30) beneficiando a população de 18 municípios da região. Essa é a segunda vez que a unidade recebe o Mutirão da Catarata neste ano. Em maio, foram 250 cirurgias realizadas no hospital.
Um dos favorecidos com a ação foi o agricultor Francisco Pereira Neto, da cidade de Santana de Mangueira. Ele fez a cirurgia no olho direito e já está ansioso pela recuperação. “Primeiramente, estou agradecido a Deus e depois aos homens de boa vontade que criaram esse Programa, que me deu a chance de recuperar minha visão. Se não fosse esse mutirão, eu não teria condições de fazer a operação tão cedo”, lembrou.
Entre os benefícios da cirurgia de catarata, estão a diminuição das quedas e acidentes domésticos com pessoas idosas, as mais acometidas pela doença. Além disso, ainda é possível observar a retomada da independência e melhora na qualidade de vida dos pacientes. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a causa de 51% dos casos de perda completa de visão em todo o mundo.
Para a diretora-geral do hospital, Josielma Oliveira, a realização das cirurgias na unidade tem reflexo direto na qualidade de vida dos pacientes.
“A maioria dos usuários que atendemos aqui no hospital para a realização das cirurgias de catarata é formada por idosos, que já estão com a visão muito comprometida, afetando diretamente nos afazeres simples do dia a dia, e o que nós fazemos é proporcionar uma qualidade de vida melhor a todos eles. Com a realização desse mutirão, muitos terão a oportunidade de voltar a enxergar normalmente”, enfatiza.
Em 2023, o Opera Paraíba já realizou mais de 3 mil cirurgias oftalmológicas, entre catarata e retirada de pterígio.
Por Secom-PB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°