Com o "sim" dado pelos familiares do adolescente Ítalo, de 16 anos, a Central de Transplante da Paraíba recebeu mais uma doação múltipla de órgãos nesta sexta-feira, dia 14 de julho, que transformará a vida de seis pacientes em fila de espera. Foram doados o coração, o fígado, os rins e as córneas.
Ítalo faleceu na quarta-feira, dia 12, no Hospital de Trauma de Campina Grande, vítima de acidente automobilístico na noite do último domingo (09), no bairro Mutirão, zona sul de Patos, em uma colisão frontal envolvendo duas motocicletas. O jovem sofreu um traumatismo crânioencefálico e infelizmente acabou não resistindo.
Valdineide Silva, tia de Ítalo, disse que nesse momento de dor, saber que ele estará salvando outras vidas é um conforto para a família.
“Nesse momento de dor tão grande que a gente está passando, o que nos conforta é saber que ele vai poder viver no corpo de outras pessoas e dar vida a elas para que não passem o que a gente está passando. Mesmo no momento de dor, a gente tem que se colocar no lugar do próximo, e a gente sentou e decidiu que isso seria o melhor, até porque eu sou mãe de uma criança cardíaca e amanhã pode ser eu que esteja na fila de espera com meu filho”.
O coração foi o primeiro órgão a ser transportado. Com a ajuda da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de Bombeiros, ele foi levado de aeronave até o Hospital Metropolitano, na Grande João Pessoa, onde foi implantado em uma mulher de 29 anos.
Os demais órgãos foram levados via terrestre até a capital João Pessoa, onde aconteceram os outros transplantes. As córneas foram levadas para o Banco de Olhos da Paraíba.
O corpo de Ítalo chegou à cidade de Patos nesta sexta-feira (14), saindo em cortejo fúnebre à noite até o cemitério onde foi realizado o sepultamento. O momento foi de muita comoção e homenagens de amigos e colegas.
Por Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°