
O Grupo de Resgate Aeromédico (Grame) realizou, neste sábado (15), a transferência de um bebê de apenas quatro meses, de João Pessoa para sua cidade natal, Cajazeiras, no sertão paraibano. O paciente estava no Hospital Municipal do Valentina para o tratamento de Síndrome de Angústia Respiratória Aguda (SARA) e voltou para ser tratado perto da família.
Portador de trissomia do cromossomo 21, o bebê apresentava uma alteração respiratória e havia sido internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Após melhora no quadro de saúde, foi admitido no Hospital Municipal do Valentina, também na capital.
De acordo com o médico responsável pela coordenação do resgate, Elvio Lievert, com a evolução positiva do quadro da criança, a indicação era de que o paciente voltasse para a cidade natal, continuar o tratamento e se recuperar perto da família.
“O paciente ficou na UTI por 48h e após os devidos cuidados teve a indicação de retornar para sua unidade de origem. Por conta de o trajeto ser longo e haver risco de instabilidade no trajeto terrestre, realizamos o transporte aéreo e entregamos o paciente em segurança no Hospital Regional de Cajazeiras”, explicou o médico.
A DISTÂNCIA E O SERVIÇO
A distância entre João Pessoa e Cajazeiras é de 481 km com expectativa de transporte de 8h de viagem por via terrestre. Com a Unidade Aérea de Saúde Avançada, o bebê de apenas 3,5kg pôde retornar em apenas 1h20 com mais rapidez e segurança. Ao todo, cinco profissionais estiveram envolvidos na ação de transporte.

O serviço de Resgate Aeromédico, implantado pelo Governo do Estado, funciona por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds). Além do serviço de UTI aérea para o transporte de pacientes de maneira programada, regulados por meio da SES, as aeronaves são utilizadas também na captação de órgãos e tecidos, transporte inter-hospitalar, repatriação de cidadãos paraibanos e no apoio às operações institucionais do Governo, da Secretaria da Segurança e do CBMPB.
Fonte: Diário do Sertão
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°