Com culinária regional e muito forró com Zé Cantor e artistas locais, a Prefeitura Municipal de Patos realizou neste domingo (16), o I Festival Gastronômico da Galinha de Capoeira, no Distrito de Santa Gertrudes, por meio das secretarias de Cultura, Turismo e Esportes; Desenvolvimento Econômico e Habitação; e Articulação Social.
O Festival teve início pela manhã, com 12 barracas de comerciantes locais, com cardápio tipicamente regional, com a galinha de capoeira sendo o carro-chefe, mas também presente o bode, porco e frango, acompanhados de arroz de leite e cuscuz, entre outros pratos típicos nordestinos.
Para animar o dia, foram realizadas diversas apresentações de trios de forró: Teinha do Forró; Mayk Diau, e Rogério do Acordeon, levando muito pé-de-serra para o distrito.
Nabor Wanderley, Prefeito de Patos, falou sobre a alegria e satisfação de ver o público reunido e abraçando o festival, que já entrou para o calendário cultural e gastronômico da cidade. “A nossa ideia é transformar Santa Gertrudes na terra da galinha de capoeira, para atrair não só os patoenses, mas as pessoas que transitam na BR 230, para pararem aqui, para almoçarem aqui, e com isso dar oportunidade para as pessoas terem alguma renda durante todo o ano. É Santa Gertrudes crescendo, é Patos crescendo, e juntos nós vamos avançando construindo uma cidade cada vez melhor”, disse.
As apresentações no palco principal à noite foram iniciadas com o Trio Voz Nordestina, em seguida Os Irmãos Pereira fizeram uma participação especial no Festival.
À noite foi finalizada com centenas de forrozeiros arrastando o pé com a Banda Forró das Antigas, de Patos, e Zé Cantor, que fechou com chave de ouro a realização do I Festival, animando todos os presentes, que foram os protagonistas deste dia que já está marcado na história do Distrito de Santa Gertrudes.
Por Coordecom
Mín. 24° Máx. 37°