Cidades na Paraíba enfrentaram um inesperado corte de energia elétrica nesta terça-feira (15), gerando preocupação e questionamentos sobre as causas desse apagão. O problema não foi restrito à Paraíba, mas sim de natureza nacional, afetando ainda mais nove estados. Até o momento, não foi esclarecido o que provocou essa queda de energia.
O incidente, que ocorreu por volta das 8h40 da manhã, durou aproximadamente dez minutos, mas deixou moradores e empresas temporariamente sem eletricidade em várias cidades. Relatos de falta de energia chegaram de localidades da região de Patos, por exemplo.
A Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Paraíba, confirmou que o problema não foi um evento isolado. Na verdade, o apagão teve impacto em escala nacional.
Ficaram sem energia os seguintes estados:
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste às 8h31. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A extensão do apagão trouxe questionamentos sobre a natureza do incidente, visto que o efeito se estendeu por uma ampla área geográfica. As equipes técnicas das empresas de energia estão investigando a causa raiz dessa interrupção em massa.
Até o momento, as empresas de energia não divulgaram detalhes sobre a origem do problema ou como ele foi resolvido. Os consumidores estão aguardando mais informações para entender o que levou a esse apagão em diversos estados brasileiros.
Por Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°