
O documentário intitulado “A gente tava era com saudade”, com direção/roteiro de Vanessa Oliveira e edição/montagem de Wânia Nóbrega, irá compor um dos maiores festivais de cinema do Brasil. O filme faz parte da mostra competitiva de curta e média-metragem dos Sertões e será exibido no dia 01 de setembro, a partir das 18h30, no Cineteatro Guarany, ícone do audiovisual e das artes cênicas no interior do estado de Pernambuco.
O documentário retrata o São João da AMORIL, na rua Inácio do Leão, que surgiu a partir do sonho da moradora Volândia de comemorar o mês mais amado por ela e pelo povo sertanejo na frente da sua casa. A gente tava era com saudade é sobre esse sonho que foi pausado durante a pandemia, deixando muitas saudades. Esse documentário é sobre afetos, memórias, território, cultura, união, sobre uma das manifestações culturais mais linda do Brasil, e, sobretudo, do sertão paraibano.
“Estou extremamente feliz em levar para as telas do cinema Pernambucano uma das manifestações culturais que eu mais amo, que é o São João, sobretudo, o São João da rua que moro há 32 anos, levar as pessoas que fazem parte da minha vida e na qual tenho muitas memórias afetivas. Para além disso, para mim, enquanto mulher negra, essa conquista é intensificada, uma vez que o mundo do cinema é majoritariamente branco”, disse Vanessa Oliveira, diretora do filme.
De acordo com Wânia Nóbrega, encarregada de editar e montar o material, contar histórias é preservar a cultura de um povo e de uma região.
“É muito importante documentar e deixar registrado para as próximas gerações a nossa cultura, como forma de manter viva a essência do povo sertanejo. Eu agradeço por poder ajudar a contar a história tão linda do São João da Amoril e tenho certeza que quem gosta da festa junina raiz vai adorar o filme e se sentir representado nele”, afirmou.
O Festival de Cinema de Triunfo, realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, está em sua 14ª edição e acontece de 28 de agosto a 2 de setembro, no centenário Theatro Cinema Guarany.

Por Ascom
15 anos EJC Paróquia Nossa Senhora de Fátima celebra 15 anos do EJC com show católico em Patos
Relíquia Patos inicia neste domingo (15) peregrinação da relíquia de São Francisco de Assis com missa na Catedral às 9h
Futsal Feminino Patos realizará jogo festivo de futsal feminino em homenagem ao Mês da Mulher
EDUCAÇÃO Vida Ativa: saúde e movimento para idosos no Unifip
Luto! Prefeitura de Salgadinho lamenta morte de garoto de 6 anos picado por cobra
FPM FPM: primeira parcela de março será paga nesta terça-feira (10) com queda de 10% nos repasses
Concurso público Paraíba tem 171 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 12 mil
Na saúde e na doença Com casamento marcado, noiva tem complicações na gestação e cerimônia acontece em hospital, em João Pessoa
Justiça Ameaçada André Mendonça é ameaçado em Brasília e Octávio Paulo Neto, na Paraíba: quem protege quem investiga? Mín. 24° Máx. 36°