A tarifa mensal de energia vai ficar mais cara na Paraíba a partir desta terça-feira (29). A medida foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a pedido da Energisa, operadora que controla a destruição na Paraíba. Para os clientes atendidos pela Energisa Paraíba, a exemplo da Região Metropolitana de João Pessoa, o aumento aprovado foi de 0,68% para os consumidores residenciais.
Já para os consumidores atendidos pela Energisa Borborema, na Região de Campina Grande, o aumento é bem maior: 11,96%. Em nota, a concessionária informou que a tarifa estava congelada há 18 meses. A elevação no preço cobrado passará a valer a partir do dia 28 de agosto.
Os índices são diferentes porque, até este ano, as tarifas-base eram distintas entre as duas empresas. Com a unificação da Energisa Paraíba e da Energisa Borborema, o processo de Reajuste Tarifário Anual, a partir do próximo ano, será único para os clientes que, agora, são todos atendidos pela Energisa Paraíba.
O efeito médio percebido entre os consumidores da Energisa Paraíba e Borborema será:
Alta e Média Tensão: redução de 10,63%
Baixa Tensão: amento de 1,09%
Residencial: 0,68%
Efeito médio ao consumidor: 1,46%
Alta e Média Tensão: aumento de 14,44%
Baixa Tensão: amento de 12,32%
Residencial: 11,96%
Efeito médio ao consumidor: 12,83%
O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa, que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz e a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.
MaisPB
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira Mín. 22° Máx. 36°