A tarifa mensal de energia vai ficar mais cara na Paraíba a partir desta terça-feira (29). A medida foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a pedido da Energisa, operadora que controla a destruição na Paraíba. Para os clientes atendidos pela Energisa Paraíba, a exemplo da Região Metropolitana de João Pessoa, o aumento aprovado foi de 0,68% para os consumidores residenciais.
Já para os consumidores atendidos pela Energisa Borborema, na Região de Campina Grande, o aumento é bem maior: 11,96%. Em nota, a concessionária informou que a tarifa estava congelada há 18 meses. A elevação no preço cobrado passará a valer a partir do dia 28 de agosto.
Os índices são diferentes porque, até este ano, as tarifas-base eram distintas entre as duas empresas. Com a unificação da Energisa Paraíba e da Energisa Borborema, o processo de Reajuste Tarifário Anual, a partir do próximo ano, será único para os clientes que, agora, são todos atendidos pela Energisa Paraíba.
O efeito médio percebido entre os consumidores da Energisa Paraíba e Borborema será:
Alta e Média Tensão: redução de 10,63%
Baixa Tensão: amento de 1,09%
Residencial: 0,68%
Efeito médio ao consumidor: 1,46%
Alta e Média Tensão: aumento de 14,44%
Baixa Tensão: amento de 12,32%
Residencial: 11,96%
Efeito médio ao consumidor: 12,83%
O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa, que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz e a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.
MaisPB
TELEXYON Estudantes da UEPB de Patos avançam para as semifinais de competição internacional de startups
São João de Patos Lançada em Patos Campanha de Combate ao Trabalho Infantil no São João
Homenagem Cardeal Dom Paulo Cezar Costa e o advogado patoense Kildare Meira são os novos cidadãos honorários de Brasília Mín. 19° Máx. 34°