
A cidade de Patos foi premiada nacionalmente como “A Capital da Primeira Infância” em Sessão Especial na tarde desta quinta-feira (31), na Assembleia Legislativa da Paraíba, pela Implantação do Programa de Atenção à Primeira Infância – PAI, que completa nesta data 2 anos de criação.
A lei federal 14.617 sancionada em julho de 2023, instituiu agosto como o Mês da Primeira Infância no Brasil com o objetivo de incentivar estados, municípios e distritos a realizarem ações voltadas à valorização e proteção de crianças de 0 a 6 anos, e a Capital do Sertão foi destaque nacional por suas atividades e serviços em direcionados ao desenvolvimento infantil.
De autoria da deputada estadual Francisca Motta (Republicanos), a sessão especial foi prestigiada por autoridades da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, juristas, deputados estaduais, federais, prefeitos, gestores municipais, vereadores e entidades não governamentais.
“Eu quando estava prefeita comecei a me movimentar para mostra a sociedade a importância de você ter uma atenção especial para as crianças de 0 a 6 anos, e realmente em Patos nós fizemos um trabalho muito bonito, o prefeito Nabor agora assumiu e continuou com ele, com mais crescimento, com mais informação, esse cuidado com a primeira infância que está se tornando um trabalho nacional”, expressou a deputada.
Entre as autoridades, o desembargador e coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, Dr. Romero Fonseca esteve prestigiando a sessão, ressaltando a importância de debater a primeira infância, e parabenizando mais uma vez as iniciativas da gestão municipal pelo cuidado que vem sendo empregado.
“A iniciativa da propositura perante o Tribunal de Justiça da Paraíba foi para chamar atenção e parabenizar o município de Patos, nas pessoas do prefeito Nabor Wanderley e Helena Wanderley pela iniciativa do seminário para discutir no Pacto Nacional da Primeira Infância nós discutirmos a questão da entrega protetiva. E hoje aqui, nós estamos numa audiência pública em que estão praticamente todos os órgãos envolvidos na questão da infância e juventude no estado da Paraíba para que nós voltemos a discutir que isso são medidas importantes”, ressaltou Romero.
Patos tornou-se cidade referencial na implantação de políticas públicas para a infância, e o prefeito Nabor Wanderley externa a gratidão pelo reconhecimento de todo trabalho realizado em prol das crianças patoenses.
“Esse cuidado que a gente está tendo com as crianças através do Programa PAI, eu digo sempre que a gente entra nos lares cuidando do maior patrimônio que pode ter dentro de cada lar, de cada família, que são os nossos filhos, e esse carinho, esse amor e atenção que a gente dedica está dando resultado altamente positivo, que além da criação do vínculo afetivo mãe e filho, a gente está proporcionando a essa criança que ela vai crescer com saúde, com responsabilidade e usufruindo verdadeiramente da sua cidadania”, disse.
Diversas autoridades estiveram prestigiando a sessão, entre eles, o Juiz de direito do Tribunal de Justiça da Paraíba Hugo Zaher, que em sessão solene nesta quinta-feira recebeu oficialmente o Título de Cidadão do Estado da Paraíba; os secretários de Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Articulação Social de Patos, Helena Wanderley, Adriana Carneiro, Leônidas Dias, Sávio Salvador; a presidente da Câmara Municipal Tide Eduardo; o gerente da Sexta Regional de Saúde, José Francisco (Zeca), vereadores e profissionais de redes socioassistenciais patoenses, representantes do Ministério Público da Paraíba e imprensa.
Por Coordecom

Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°