Domingo, 20 de Abril de 2025
Banner Dra Joyce
Banner Dr Romulo
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Banner Chacara Canaa
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Brasil Brasil

ABORTO: CNBB entra com Mandado de Segurança no STF contra o julgamento que pode liberar o ato no Brasil

As entidades argumentam que possuem um legítimo interesse em participar do julgamento para apresentar seus pontos de vista por meio de sustentação oral, e que foram excluídas sumariamente desse direito

22/09/2023 às 00h02
Por: PATOS ONLINE Fonte: Com base em texto publicado pelo Gazeta do Povo
Compartilhe:
ABORTO: CNBB entra com Mandado de Segurança no STF contra o julgamento que pode liberar o ato no Brasil

Um mandado de segurança foi apresentado no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (21), buscando a suspensão do julgamento da ADPF 442, que tem como objetivo descriminalizar o aborto até a 12ª semana de gestação. O julgamento está agendado para ocorrer no plenário virtual a partir de sexta-feira (22) até 29 de setembro. O pedido de suspensão será distribuído a um dos ministros do STF, que tomará uma decisão a respeito.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O mandado de segurança foi protocolado por várias entidades, incluindo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), a Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure) e a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto.

O documento questiona duas questões principais: a mudança do processo de julgamento de presencial para virtual e o indeferimento da admissão das entidades como "amicus curiae" (amigos da corte) no processo da ADPF 442, um dia antes do início do julgamento no plenário virtual.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

As entidades argumentam que possuem um legítimo interesse em participar do julgamento para apresentar seus pontos de vista por meio de sustentação oral, e que foram excluídas sumariamente desse direito. Elas também criticam a falta de manifestação da relatora do processo e presidente do STF, ministra Rosa Weber, sobre dezenas de pedidos de adiamento ou suspensão, bem como sobre a mudança do plenário virtual para o presencial, tudo isso ocorrendo apenas algumas horas antes do início do julgamento.

O caso deve gerar discussões significativas em relação à legalização do aborto no Brasil e ao processo de tomada de decisões no STF.

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Patosonline.com

Com base em texto publicado pelo Gazeta do Povo



* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h06 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 36°

Seg 33°C 22°C
Ter 34°C 21°C
Qua 36°C 22°C
Qui 34°C 22°C
Sex 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras