Um incêndio de grande proporção está atingindo uma área de reserva do Parque Estadual de Santa Catarina, situado entre os municípios de Carrapateira, Nazarezinho e Aguiar, compreendendo parte do Vale do Piancó e Alto Sertão da Paraíba. O fogo se espalha pela região de caatinga com grande avidez e em larga extensão, potencializado pelas condições climáticas e de relevo, estes que dificultam ainda mais as ações de combate, acesso e demanda de recursos. As unidades bombeiro militares do sertão estão alinhadas para o combate, dentre elas, as equipes das cidades de Itaporanga, Sousa e Cajazeiras, que chegam ao terceiro dia de combate às chamas nesta quinta-feira (28).
Aproximadamente 20 combatentes da corporação já atuaram nesta ação, ainda com o Apoio da Gerência Estadual de Meio Ambiente e voluntários da região.
O comandante regional, Coronel Saulo Alves Laurentino, está comandando a operação que ainda não tem previsão de encerramento. O comandante afirmou que o incêndio, a princípio, é proveniente das condições climáticas somadas ao relevo e tipo de vegetação do local, sem descartar a ação humana, em possíveis tentativas da prática agrícolas com utilização de fogo nas propriedades rurais próximas a reserva. Segundo o coronel, todos o recursos possíveis estão sendo empregados para atingir a máxima efetividade no combate, há ainda a possibilidade de ser acionado o Departamento de Operações Aéreas do CBMPB ou Helicóptero da Casa Militar, no intuito de auxiliar na entrega de recursos materiais e humanos, bem como o monitoramento da ocorrência.
Incêndios na CAATINGA
Os dados do 3º CRBM apontam que, entre agosto e novembro as ocorrências de incêndios florestais são intensificadas e que os levantamentos realizados nos meses de Agosto e Setembro, já dão índices elevados para o número de atendimentos, com mais de 70% de aumento. Ressaltando que os meses de pico nos últimos anos têm sido em Setembro e Outubro, com quase metade das ações demandas.
Atualmente, o CBMPB possui equipes de bombeiros combatentes especializados na Prevenção e Combate aos incêndios florestais, sendo capacitação no próprio estado ou em forças co-irmãs, inclusive através das INC da Força Nacional da SENASP, com destaque ao apoio em ocorrências internacionais, por exemplo, incêndios no Canadá.
Por Assessoria/3º CRBM
Mín. 23° Máx. 36°