Sábado, 09 de Novembro de 2024
Banner Dra Priscylla
Dr. Jeann Santiago
Banner Veve Cell
Banner Dra Rhaissa
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Topazio Tintas
Mundo Mundo

Oficial do Hamas no Líbano afirma que grupo se preparava para ataque há 2 anos

Ali Baraka, chefe de Relações Nacionais do Hamas no Exterior, disse que a região de Gaza possui fábricas próprias e produz suas armas, além de receber apoio de aliados

11/10/2023 às 22h50
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: CNN
Compartilhe:

Um alto oficial do Hamas baseado no Líbano disse que os integrantes do grupo radical islâmico estavam se preparando para o ataque a Israel há dois anos, de acordo com uma entrevista concedida ao canal de notícias árabe Russia Today (RTArabic), publicada em seu site um dia após o ataque.

Continua após a publicidade

“Fabricamos muito”, disse Ali Baraka, chefe de Relações Nacionais do Hamas no Exterior. “Temos fábricas locais para tudo”. As fábricas podem produzir diferentes foguetes com alcance máximo de 10 a 250 km, outras armas e munições disse ele.

“Temos fábricas de Kalashnikovs e suas balas. Estamos fabricando as balas com permissão dos russos. Estamos fazendo-as em Gaza”. “Nenhuma das nossas facções” e “mesmo os nossos aliados, não sabiam da hora zero” do ataque, a fim de “preservar o segredo da batalha”, afirmou Baraka.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

Meia hora depois do ataque, “as facções da resistência palestiniana foram contatadas, além dos nossos aliados, Hezbollah e Irã”, disse ele. O Hamas também notificou a Turquia, disse ele.

Baraka não fez qualquer menção a qualquer envolvimento externo no planejamento do ataque, dizendo apenas que os aliados do Hamas “nos apoiam com armas e dinheiro. Em primeiro lugar, é o Irã que nos dá dinheiro e armas. Também o Hezbollah.”

Continua após a publicidade
Banner Dra Rhaissa

A Rússia perguntou posteriormente sobre o ataque, disse Baraka. Então, “eles foram atualizados sobre a nossa situação e os objetivos da batalha”, revelou.

Ele também disse que Moscou estava feliz que os Estados Unidos se distraíssem com o conflito Israel-Hamas, em vez da guerra na Ucrânia.

“Até a Rússia simpatiza conosco. Até os russos nos enviaram mensagens (sábado) de manhã. Existe simpatia. Ela está feliz que os EUA estejam envolvida na Palestina. Isso diminui a pressão sobre ela na Ucrânia. Uma batalha facilita a outra batalha. Portanto, não estamos sozinhos no campo de batalha”.

Baraka disse que entre os objetivos do Hamas está a libertação de prisioneiros palestinos nos Estados Unidos.

“Temos membros do Hamas condenados à prisão perpétua nos EUA”, disse ele. “Apelamos aos EUA para que libertem os nossos filhos das suas prisões. Os EUA fazem trocas de prisioneiros. Recentemente, fez um coma o Irã. Por que não faz uma troca de prisioneiros conosco?”, questinou.

Contexto

Baraka é um responsável político do Hamas baseado no Líbano. As facções palestinianas no Líbano nem sempre estão estreitamente coordenadas com os seus homólogos em Gaza e na Cisjordânia, em parte devido às severas restrições às viagens em ambos os lados, mas também pelo esvaziamento da política palestiniana no Líbano a partir de 1982.

A maioria dos palestinianos no Líbano nunca estive em territórios palestinos.

Fonte: CNN

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 12h04 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 37°

Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 22°C
Ter 37°C 23°C
Qua 36°C 23°C
Qui 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras