
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) cancelou um evento após a palestrante Fernanda de Melo comemorar nas redes sociais, a morte da brasileira Bruna Valenu, assassinada durante o ataque do grupo terrorista Hamas, na festa rave, próximo à Faixa de Gaza.
Através de uma conta na rede social X, antigo Twitter, a bacharel em Relações Internacionais menciona a notícia sobre a morte da brasileira com a frase: “Foi tarde”. Após a repercussão do comentário, Fernanda apagou seus perfis nas redes sociais.
A palestra, que seria online, tinha o tema “Entendendo o conflito entre Israel e Palestina: religião, território e violência” e aconteceria no sábado (14/10). Por meio de uma nota de esclarecimento, a instituição comunicou que a atividade foi cancelada porque “o posicionamento de uma das convidadas não dialogava com os princípios de igualdade e tolerância defendidos pela UEPB”.

Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba vem a público prestar esclarecimentos sobre a palestra online “Entendendo o Conflito entre Israel e Palestina”, que seria realizada no dia 14 de outubro, as 15h, pelo canal do YouTube do Centro de Estudos em Política, Relações Internacionais e Religião (CEPRIR), organização descentralizada, que reúne pesquisadores de todo o território nacional dedicados a estudar temáticas que envolvem o fenômeno religioso e a política internacional e que conta com pesquisadores da UEPB como seus integrantes e na sua coordenação.
A referida atividade foi cancelada por entendermos que o posicionamento de uma das convidadas não dialogava com os princípios de igualdade e tolerância defendidos pela UEPB.
Reiteramos que a UEPB não corrobora com condutas de racismo, intolerância e tem implementado ações que permitem o desenvolvimento de competências que vão além da formação técnica e profissional, mas possibilitam um olhar empático diante das outras pessoas. Isso tem pautado as práticas, eventos e ações promovidas pelos pesquisadores da Instituição.
Professora Cristina Pacheco
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Reações Internacionais
Portal Correio
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°