Um dia depois de cumprir 14 mandados de busca e apreensão em endereços ligados a empresas investigadas pela extração e comercialização ilegal da bentonita, minério usado na construção civil, a Polícia Federal voltou a cumprir outros 14 mandados, totalizando 28 medidas cautelares contra as empresas. A ação desta quinta-feira (19) aconteceu nas cidades de Campina Grande e Olivedos, no Agreste paraibano.
As buscas fazem parte da Operação Bentonita II, que começou após a delegacia de Campina Grande identificar a extração ilegal do minério na cidade de Cubati, com a venda para empresas beneficiadoras instaladas na própria cidade e também em Soledade. Na quarta-feira (18), os mandados foram cumpridos em João Pessoa, Cubati e Soledade, na Paraíba, e também em Recife (PE) e São Paulo (SP).
Durante a investigação, foram coletados indícios de que as empresas estariam utilizando artifícios para dar a aparência de legalidade na extração e comércio do minério, que era revendido no mercado nacional a um preço abaixo do valor de mercado.
Em agosto do ano passado, foi realizada a Operação Bentonita I, com a apreensão de documentos e celulares dos investigados, o que forneceu base material para que a segunda fase da operação fosse realizada nesta quarta e quinta-feira.
Ainda de acordo com a PF, os investigados devem responder pelos crimes de extração e exploração de mineral ou matéria-prima da União, com posterior lavagem de ativos, e possível organização criminosa.
Fonte: g1 PB
Mín. 22° Máx. 37°