Domingo, 24 de Novembro de 2024
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Dra Rhaissa
UNIFIP
Banner Clima Sublime
Banner Topazio Tintas
Brasil Brasil

Nova taxa de juros do empréstimo consignado do INSS começou a vigorar nesta segunda

Para a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a redução da taxa de juros pode comprometer a estrutura de custos e diminuir a oferta de crédito.

24/10/2023 às 16h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Com informações, R7
Compartilhe:

A nova taxa de taxa de juros de 1,84% ao mês para empréstimos consignados a segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) no início do mês, começou a valer nesta segunda-feira (23).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O valor para os empréstimos com desconto em folha tiveram baixa percentual de 0,07%, e caíram de 1,91% para 1,84% ao mês, enquanto para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice máximo caiu de 2,83% para 2,73%, gerando uma diferença proporcional de 0,10%.

Segundo o Ministério da Previdência Social, as mudanças na taxa de juros do consignado da previdência, acompanham a redução da Selic pelo Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central (BC), que reduziu a taxa básica de juros em 1 ponto percentual desde agosto, caindo de 13,75% para 12,75%.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

A definição foi feita após 14 votos a favor e 1 voto contrário às reduções, dado pelo representante do setor financeiro. O colegiado tem representantes do governo, dos trabalhadores, dos aposentados e dos empregadores (comércio, indústria e setor financeiro).

O consignado é oferecido a quem tem aposentadoria ou pensão creditada em conta-corrente. Pelo fato de o valor ser descontado diretamente na folha de pagamento, trata-se de uma opção de empréstimo fácil e com juro baixo. Atualmente, 16.995.121 de aposentados e pensionistas têm algum empréstimo consignado ativo. O número equivale a quase metade do total de beneficiários do instituto.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

O Conselho também aprovou a unificação, pelas instituições financeiras, das obrigações na contratação do cartão consignado de benefício e do cartão de crédito consignado (passarão a oferecer os mesmos produtos) e na oferta mínima de auxílio-funeral e seguro de vida, além da entrega de cartão em meio físico e das apólices, em meio físico ou eletrônico.

Redução

A nova taxa representa o terceiro recuo do limite neste ano. Em março, foi estabelecida uma mudança do limite para o empréstimo com desconto em folha de 2,14% para 1,97% ao mês, em um acordo entre o governo federal e os bancos.

Em agosto, a taxa caiu de 1,97% para 1,91%. Já na modalidade de cartão de crédito, o índice máximo caiu de 2,89% para 2,83%. O governo justificou a queda com a taxa básica de juros, a Selic, que caiu 1 ponto percentual desde agosto, de 13,75% para 12,75%.

Para a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a redução da taxa de juros pode comprometer a estrutura de custos e diminuir a oferta de crédito. "Caberá a cada instituição financeira, diante de sua estratégia de negócio, avaliar a conveniência de concessão do consignado para os beneficiários do INSS", afirma.

Por Patosonline.com

Com informações, R7

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h07 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 36°

Seg 37°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Qui 37°C 21°C
Sex °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras