
Quem já foi à Praia do Jacaré, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, sabe que dois fenômenos se complementam: a beleza do espetáculo do pôr do sol às margens do Rio Paraíba e a melodia de Jurandy do Sax. O músico se apresenta no local sempre nos finais de tarde. O artista e o cenário foram citados em uma questão da prova de linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicada no domingo (5).
“Pra mim, foi uma surpresa alegre. A gente vê o reconhecimento desse lugar, dessa atividade, desse atrativo turístico consolidado em nossa terra. Fiquei, sim, muito feliz de ter sido lembrado. E é um reconhecimento que vou levar no coração pra o resto da vida”, declarou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/8/P/t2YfJIRPAB0wYcWJkP2A/jurandy-do-sax.jpg)
A questão do Enem dá destaque ao repertório eclético montado pelo paraibano. Canções como o "Bolero", de Maurice Ravel; "Asa Branca", de Luiz Gonzaga; e 'Meu Sublime Torrão", de Genival Macedo são parte das escolhas do artista, mencionadas no exame.
“A ‘Asa Branca’ é uma identidade nordestina, é uma identidade nossa. É uma música que toca o coração do nordestino. E o ‘sublime torrão’ hino não oficial, mas que todo mundo conhece como o hino da Paraíba”, justificou.
O espetáculo da natureza e as apresentações de Jurandy atraem milhares de turistas à Praia do Jacaré. O artista reconhece a importância que tem para o turismo local.
“Eu tenho consciência de que essa atividade tem atraído muita gente. Esse momento foi muito gratificante. Recebi ligações do Brasil inteiro. Pra mim, foi um momento fantástico poder, em vida, tá recebendo o que considero até uma homenagem”, revelou.
Nas redes sociais, o a citação do paraibano no Enem criou um sentimento de identidade entre os conterrâneos e rendeu elogios.
Para quem fez a prova ou para quem só ficou na curiosidade, a resposta correta (para o caderno de questões azul) segundo o gabarito extraoficial do g1, é a letra A. O exame leva em consideração que o repertório de Jurandy do Sax é caracterizado pela inter-relação de referenciais estéticos aparentemente distanciados.
Fonte: g1 PB
Escola Integral Prefeitura de Patos implanta a 7ª Escola em Tempo Integral e supera meta nacional estabelecida pelo MEC
INCLUSÃO ESCOLAR Prefeitura de Olho d’Água promove encontro com profissionais de apoio escolar e reforça compromisso com a inclusão
Inauguração Prefeitura de Patos entrega ampliação da Creche Dona Nini e distribui kit completo com fardamento e material escolar
Concurso público Governo da Paraíba convoca mil professores aprovados em concurso público da Educação
Reta final Inscrições para Unifip Live Run entra na reta final
Alfabetização Patos é Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização pelo 2º ano consecutivo
Em dose dupla Irmãs gêmeas paraibanas são aprovadas em 1º lugar em cursos e universidades federais diferentes: 'Reflexo da nossa relação'
Volta ás aulas Entrega de kits escolares beneficia alunos da zona rural em Catingueira
EDUCAÇÃO Prefeitura de São José de Espinharas anuncia entrega de novos kits escolares para alunos da rede municipal Mín. 23° Máx. 33°