
Nesta terça-feira (07) e quarta-feira (08), os servidores dos Institutos Federais de todo o Brasil, inclusive na Paraíba, aderiram a uma paralisação em busca de reivindicações que visam aprimorar a qualidade da educação pública. A equipe de jornalismo da Rádio Espinharas FM teve a oportunidade de conversar com Hannah Lacerda, coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do IFPB (SINTEF-PB), para entender os motivos e objetivos por trás dessa mobilização.
Hannah Lacerda destacou que é um direito legítimo dos servidores reivindicar melhores condições de trabalho e diálogo com o governo, porém, enfatizou que a missão primordial de todos os envolvidos na educação é garantir uma educação de qualidade para os estudantes. Desde o início da assembleia, os servidores já planejavam como proceder em caso de paralisação, especialmente devido à realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que estava agendado.
Para minimizar os impactos sobre os estudantes, Hannah explicou que eles decidiram manter a realização de aulões, mas de forma excepcional, destinando-os apenas aos alunos do 3º anos. Outras atividades do campus continuam em funcionamento, embora com um número reduzido de servidores, para garantir que a população seja atendida.
A coordenadora do SINTEF-PB ressaltou que a principal pauta dessa paralisação é a busca por melhorias na qualidade da educação brasileira. As reivindicações incluem a recomposição salarial dos servidores, a reestruturação das carreiras, a defesa da educação pública e a oposição à reforma administrativa. É importante destacar que essa paralisação é uma ação de âmbito nacional, e não somente em Patos.
Hannah também mencionou que o orçamento destinado à educação tem sido reduzido, o que levanta preocupações sobre como manter uma educação pública de qualidade, e esse é mais um dos motivos para essa paralisão que está acontecendo nesses dois dias.
Patosonline.com
Áudio: Higo de Figueirêdo - Rádio Espinharas FM
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°