
Nesta quinta-feira, dia 16 de novembro, os agentes da Polícia Federal na Paraíba aderiram a uma paralisação em todo o estado como forma de protesto contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A mobilização, que ocorre em âmbito nacional, coincide com as comemorações do Dia do Policial Federal.
O representante da categoria na Paraíba, o delegado federal André Matos, esclareceu que a paralisação não se configura como greve. A manifestação visa reivindicar melhores salários e o reconhecimento da categoria, destacando a ausência de avanços efetivos desde o último reajuste em 2016, durante o governo de Dilma Rousseff.
"A defasagem salarial ultrapassa 50%, e o prazo dado pelo Governo Federal para um novo reajuste era junho. No entanto, até o momento, não houve sinalização efetiva por parte das autoridades. A categoria solicita uma reposição salarial entre 26 e 34%, em média", ressaltou o delegado Matos.
Além das demandas salariais, Matos enfatizou a necessidade de reestruturação salarial para os servidores da instituição e a modernização dos recursos utilizados para manter a segurança da população brasileira.
"A Polícia Federal busca não apenas a retificação salarial, mas também o reconhecimento e a valorização geral da categoria, assim como melhores condições de trabalho. Embora haja a nomeação gradual de servidores concursados, nossa preocupação é que o ano está chegando ao fim, o prazo era junho, e há uma urgência para que a previsão orçamentária seja efetivamente contemplada", concluiu Matos.
O movimento de mobilização teve início em 26 de outubro, reunindo policiais federais de todo o país. As ações ocorreram em frente às superintendências e delegacias da Polícia Federal, após a ausência de respostas às demandas apresentadas ao Governo Federal. Uma reunião agendada com o presidente Lula em 18 de outubro teria sido cancelada, agravando a preocupação da categoria.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações publicadas pelo site Clickpb
Prisão Operação Parabellum: Polícia Civil prende homem de 33 anos em Passagem e apreende espingarda calibre 12
Importunação sexual Homem é conduzido à delegacia suspeito de importunação sexual no município de Malta
Planejamento Polícia Militar participa de reunião de planejamento da 1ª edição do Sol Folia, em Patos
Susto Caminhão desgovernado provoca série de colisões e destrói moto em João Pessoa
Curso de Formação Polícia Civil da Paraíba divulga 3ª convocação para matrícula da 4ª turma do Curso de Formação
Prisão Homem é preso em flagrante por descumprir medida protetiva e perseguir ex-companheira em Patos
Arrombamento Sede de associação que apoia pacientes com câncer é alvo de novo arrombamento em Patos; criminosos agiram pelo telhado
Homem desaparecido Família procura por homem natural de Desterro desaparecido há mais de 10 dias
Acidente Colisão entre carro e moto é registrada em cruzamento no Centro de Patos; veja o vídeo Mín. 22° Máx. 36°