Sábado, 23 de Novembro de 2024
Banner Topazio Tintas
UNIFIP
Banner Clima Sublime
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Dra Rhaissa
Banner Dra Priscylla
Saúde Saúde

Hospital Edson Ramalho realiza primeira cirurgia bariátrica em paciente de 20 anos

O procedimento de alta complexidade utilizou a videolaparoscopia avançada, minimamente invasiva, e durou cerca de 2h, sendo executado com sucesso em uma paciente de 20 anos, pesando 145 quilos e com histórico de obesidade mórbida.

18/11/2023 às 23h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Secom-PB
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Secom-PB
Foto: Divulgação/Secom-PB

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade pertencente à rede estadual de saúde do Governo da Paraíba e gerenciada pela Fundação Paraibana de Saúde (PB Saúde), realizou a primeira cirurgia bariátrica na noite dessa sexta-feira (17). O procedimento de alta complexidade utilizou a videolaparoscopia avançada, minimamente invasiva, e durou cerca de 2h, sendo executado com sucesso em uma paciente de 20 anos, pesando 145 quilos e com histórico de obesidade mórbida.  

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A técnica utilizada chama-se Sleeve e consiste na redução do tamanho total do estômago, reduzindo a capacidade alimentar da pessoa em cerca de 75% a 80%, no qual se remove a parte esquerda do estômago, e assim diminui a capacidade para armazenar comida.

O diretor da Fundação PB Saúde, Ari Reis, comemorou não só o pioneirismo do serviço, mas principalmente o ganho na qualidade de vida da paciente. “A obesidade mórbida é uma doença que pode desenvolver outras complicações como cardiovasculares, problemas articulares, infertilidade e até câncer, podendo levar a perda de até 10 anos de expectativa de vida, então quando olhamos para o procedimento realizado hoje pela equipe do HSGER, temos como maior sucesso a qualidade de vida proporcionada a essa jovem”, descreveu.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Para chegar ao momento da cirurgia, a paciente passou pelo ambulatório de especialidades, que visa esclarecer e orientar sobre o pré e pós-operatório, além de realizar exames necessários. “Atualmente, 30 pacientes estão sendo acompanhados pelo ambulatório, por meio da equipe multiprofissional composta por endocrinologista, cirurgião bariátrico, pneumologista, psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista. O tempo entre o pré-operatório e o procedimento vai depender do histórico de cada paciente, mas, até a cirurgia, toda a assistência é fornecida pela unidade”, frisou o diretor hospitalar, Cícero Ludgero.

Acesso ao serviço - Para realizar a cirurgia bariátrica, o paciente deve inicialmente buscar uma unidade básica de saúde do seu município, para que seja avaliado por um médico. Caso seja confirmado o diagnóstico de obesidade ou de síndrome metabólica, esse paciente pode ser encaminhado ao Hospital Edson Ramalho para realizar o procedimento.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Os pacientes que forem encaminhados ao HSGER serão preparados para a cirurgia por meio de uma série de exames, consultas, vídeos e palestras com orientações importantes para o sucesso do tratamento. “Nosso planejamento prevê a realização de cerca de 20 consultas antes da cirurgia e até 3 meses do pós-operatório. O intuito é assegurar que nossos pacientes estejam cientes de cada passo do tratamento e tenham as informações necessárias para uma ótima recuperação e uma nova vida após o procedimento”, pontuou a coordenadora do Ambulatório de Especialidades do Hospital, Bruna Campos. 

Por Secom-PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 13h07 - Fonte: ClimaTempo
36°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 36°

Dom 36°C 23°C
Seg 37°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Qui 37°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras