Terça, 02 de Dezembro de 2025
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Saúde Saúde

Hospital Edson Ramalho realiza primeira cirurgia bariátrica em paciente de 20 anos

O procedimento de alta complexidade utilizou a videolaparoscopia avançada, minimamente invasiva, e durou cerca de 2h, sendo executado com sucesso em uma paciente de 20 anos, pesando 145 quilos e com histórico de obesidade mórbida.

18/11/2023 às 23h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Secom-PB
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Secom-PB
Foto: Divulgação/Secom-PB

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade pertencente à rede estadual de saúde do Governo da Paraíba e gerenciada pela Fundação Paraibana de Saúde (PB Saúde), realizou a primeira cirurgia bariátrica na noite dessa sexta-feira (17). O procedimento de alta complexidade utilizou a videolaparoscopia avançada, minimamente invasiva, e durou cerca de 2h, sendo executado com sucesso em uma paciente de 20 anos, pesando 145 quilos e com histórico de obesidade mórbida.  

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

A técnica utilizada chama-se Sleeve e consiste na redução do tamanho total do estômago, reduzindo a capacidade alimentar da pessoa em cerca de 75% a 80%, no qual se remove a parte esquerda do estômago, e assim diminui a capacidade para armazenar comida.

O diretor da Fundação PB Saúde, Ari Reis, comemorou não só o pioneirismo do serviço, mas principalmente o ganho na qualidade de vida da paciente. “A obesidade mórbida é uma doença que pode desenvolver outras complicações como cardiovasculares, problemas articulares, infertilidade e até câncer, podendo levar a perda de até 10 anos de expectativa de vida, então quando olhamos para o procedimento realizado hoje pela equipe do HSGER, temos como maior sucesso a qualidade de vida proporcionada a essa jovem”, descreveu.

Para chegar ao momento da cirurgia, a paciente passou pelo ambulatório de especialidades, que visa esclarecer e orientar sobre o pré e pós-operatório, além de realizar exames necessários. “Atualmente, 30 pacientes estão sendo acompanhados pelo ambulatório, por meio da equipe multiprofissional composta por endocrinologista, cirurgião bariátrico, pneumologista, psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista. O tempo entre o pré-operatório e o procedimento vai depender do histórico de cada paciente, mas, até a cirurgia, toda a assistência é fornecida pela unidade”, frisou o diretor hospitalar, Cícero Ludgero.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Acesso ao serviço - Para realizar a cirurgia bariátrica, o paciente deve inicialmente buscar uma unidade básica de saúde do seu município, para que seja avaliado por um médico. Caso seja confirmado o diagnóstico de obesidade ou de síndrome metabólica, esse paciente pode ser encaminhado ao Hospital Edson Ramalho para realizar o procedimento.

Os pacientes que forem encaminhados ao HSGER serão preparados para a cirurgia por meio de uma série de exames, consultas, vídeos e palestras com orientações importantes para o sucesso do tratamento. “Nosso planejamento prevê a realização de cerca de 20 consultas antes da cirurgia e até 3 meses do pós-operatório. O intuito é assegurar que nossos pacientes estejam cientes de cada passo do tratamento e tenham as informações necessárias para uma ótima recuperação e uma nova vida após o procedimento”, pontuou a coordenadora do Ambulatório de Especialidades do Hospital, Bruna Campos. 

Por Secom-PB

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 21h01 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Qua 37°C 23°C
Qui 38°C 23°C
Sex 37°C 23°C
Sáb 36°C 23°C
Dom 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras