CLEVER
Quinta, 29 de Outubro de 2026
Banner Dr Paulo Arnon
Banner CCAA
Banner Dr Yuri
UNIFIP
Política POLÍTICA

Francisca Motta relata projeto que garante isenção de IPVA para motoristas de aplicativo na Paraíba

Deputada apresentou parecer favorável a matéria do Poder Executivo, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira. Benefício está previsto para começar em janeiro de 2027

28/10/2026 às 23h30
Por: Higor Oliveira Fonte: Assessoria de Comunicação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) teve papel de destaque na aprovação do Projeto de Lei nº 7.971/2026, que prevê a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos utilizados por profissionais que trabalham com transporte de passageiros, bens e mercadorias por meio de aplicativos e plataformas digitais. A matéria foi aprovada por unanimidade na manhã desta quarta-feira (28), durante sessão ordinária remota da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Continua após a publicidade
Cultura Patos

Designada relatora especial do projeto, Francisca Motta apresentou parecer favorável à proposta, também aprovado por unanimidade pelos parlamentares. A tramitação em regime de urgência urgentíssima permitiu que a matéria fosse apreciada hoje pelo plenário da Casa de Epitácio Pessoa.

De autoria do Poder Executivo, o projeto altera a Lei Estadual nº 11.007/2017, que regulamenta a cobrança do IPVA na Paraíba. A iniciativa busca reduzir os custos de profissionais que dependem do veículo para garantir sua renda, reconhecendo a importância econômica e social do trabalho realizado por motoristas e entregadores de aplicativos.

Para Francisca Motta, a medida representa um olhar para a realidade de quem faz do veículo seu instrumento de trabalho e sustento da família.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“Relatar uma matéria é assumir a responsabilidade de oferecer ao plenário uma posição fundamentada. Por trás de cada volante, existe uma pessoa que trabalha duro, que tem contas para pagar, filhos para criar e uma família que depende daquele esforço diário. Quem usa o carro para ganhar a vida sabe o quanto cada despesa pesa no orçamento. Essa isenção é uma forma de reconhecer esses trabalhadores e contribuir para que tenham mais condições de seguir trabalhando e levando o sustento para casa. É para melhorar a vida das pessoas que o nosso trabalho na Assembleia precisa fazer sentido”, destacou a deputada.

Próximos passos

Com a aprovação unânime dos deputados estaduais, o projeto segue para sanção do governador. A medida tem previsão de entrar em vigor em 1º de janeiro de 2027, e as condições para acesso ao benefício serão detalhadas posteriormente pelo Poder Executivo, incluindo os critérios de comprovação da atividade profissional e de vinculação do veículo ao trabalho realizado por meio das plataformas.

A atuação de Francisca Motta como relatora especial reforça a importância de uma análise legislativa comprometida não apenas com os aspectos legais da proposta, mas também com seus efeitos na vida da população. Para os profissionais que passam horas nas ruas, enfrentam os custos diários do trabalho e dependem do próprio veículo para gerar renda, a medida representa a perspectiva de um alívio nas despesas e de melhores condições para sustentar suas famílias.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno

Por Assessoria de Comunicação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 00h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 37°

Sex 37°C 23°C
Sáb 38°C 23°C
Dom 38°C 23°C
Seg 37°C 23°C
Ter 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes