O resultado preliminar das provas objetivas e discursivas do concurso do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Paraíba vai ser divulgado nesta quarta-feira (22), às 10h. Os gabaritos preliminares e os espelhos de cada prova foram divulgados no site da organizadora no último dia 29. São 1.100 vagas ofertadas.
Conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba desta quarta-feira, o resultado preliminar da prova e a classificação preliminar do concurso, vão estar disponíveis no site da organizadora. Os candidatos podem interpor recurso entre às 10h do dia 23 de novembro e às 17h do dia 24 de novembro, na aba "Recursos", do site da organizadora.
O concurso teve 63.437 candidatos inscritos, sendo 57.892 para a Polícia Militar e 5.306 para o Corpo de Bombeiros. Conforme o balanço da PMPB, deste total, foram 13.574 candidatos que faltaram às provas e já estão eliminados, totalizando 21% de ausência. A prova objetiva e discursiva foi realizada nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Guarabira e Cabedelo.
Dos candidatos inscritos, 57.892 se inscreveram para a Polícia Militar, sendo 44.331 homens e 13.561 mulheres. Já para o Corpo de Bombeiros Militar, foram 5.306 inscritos, sendo 4.934 homens e 1.372 mulheres.
No total, são oferecidas 1.100 vagas para soldado, sendo 900 para a PMPB (810 para o sexo masculino e 90 para o sexo feminino), e 200 para os bombeiros (180 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino).
As cidades com o maior número de inscritos foram João Pessoa (23.427), Patos (11.673), Campina Grande (9.960) e Guarabira (4.475).
O concurso exige ensino médio completo e tem remuneração inicial de R$ 4.206,87, além de adicionais de plantão extra e gratificações específicas de funções.
Os candidatos aprovados no concurso vão poder escolher a regional que pretende prestar serviço. São quatro regionais na Paraíba, que tem sedes em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira.
Os candidatos do sexo masculino precisam ter altura mínima de 1,60 m e as candidatas do sexo feminino precisam ter 1,55 m. Em ambos os casos, as pessoas candidatas precisam completar no mínimo 18 anos e no máximo 32 anos no ano da matrícula no curso de formação; não ter antecedentes criminais ou policiais e outros requisitos previstos no edital.
A seleção vai ser feita em quatro fases:
Conforme o edital, as pessoas que ficarem classificadas em até quatro vezes o número de vagas para o cargo previsto, terão a redação corrigida. As pessoas que forem aprovadas após a redação, passam para a próxima fase, que é o exame psicológico.
Fonte: g1 PB
Importunação sexual Homem é conduzido à delegacia suspeito de importunação sexual no município de Malta
Planejamento Polícia Militar participa de reunião de planejamento da 1ª edição do Sol Folia, em Patos
Susto Caminhão desgovernado provoca série de colisões e destrói moto em João Pessoa
Curso de Formação Polícia Civil da Paraíba divulga 3ª convocação para matrícula da 4ª turma do Curso de Formação
Prisão Homem é preso em flagrante por descumprir medida protetiva e perseguir ex-companheira em Patos
Arrombamento Sede de associação que apoia pacientes com câncer é alvo de novo arrombamento em Patos; criminosos agiram pelo telhado Mín. 22° Máx. 36°