Em um flagrante de crueldade animal, um internauta denunciou nesta sexta-feira (24), a prática de maus-tratos a um jumento deixado amarrado às margens da BR-361, próximo ao Conjunto Itatiunga, em Patos. O registro foi feito por volta das 15h, em meio a uma tarde de calor escaldante.
De acordo com o cidadão, o animal, deixado sem companhia e sem sombra para se abrigar, encontrava-se em condições desfavoráveis, sendo submetido a um ambiente hostil e potencialmente prejudicial à sua saúde.
Segundo ele, a prática tem sido comum durante o período da tarde, no trecho entre o Bivar Olinto e o Conjunto Itatiunga. Além da prática configurada de maus-tratos, a situação também representa risco aos motoristas, tendo em vista a proximidade com que os animais se encontram da rodovia.
"Em um período de calor escaldante, os criadores de animais fazem essa safadeza, amarrar um jumento no acostamento numa tarde de calor, sem companhia, sem sombra pro animal se acolher. É costume já, mas não sei quem é o dono. Nesse trecho até o Conjunto, do Bivar ao Itatinga, toda tarde está cheio de animais amarrados na BR", disse o internauta.
A prática de maus-tratos a animais é crime previsto na legislação brasileira, e quem for flagrado pode ser punido com detenção e multa. A conscientização sobre o respeito aos direitos dos animais é fundamental para garantir que situações como essa não se repitam.
Por Patosonline.com
Mín. 22° Máx. 37°