
Uma “nuvem funil” foi registrada por moradores da cidade de Guarabira, no Brejo paraibano, na tarde desta terça-feira (28). O fenômeno climático é comum e não oferece perigo aos moradores, de acordo com informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
Segundo a meteorologista Marle Bandeira, da Aesa, tecnicamente o fenômeno é conhecido como “nuvem cumunimbus”, que é conhecido principalmente por formar estruturas parecidas com um funil e apresentarem formatos verticais.
“A nuvem formou um funil, porque tem um sistema de baixa pressão e o encontro de massas de ar diferentes, como temperatura e umidade. Quando isso se junta, ela forma essa região de baixa pressão e modifica o vento, que começa a se movimentar como espiral”, explica.
Em termos de ineditismo climático, a meteorologista conta que o fenômeno acontece de forma corriqueira em todas as regiões do Brasil, por apresentar características relativamente comuns.
“É comum em qualquer lugar. Tem a estabilidade, tem as massas de ar. Como estava muito quente, o sistema que estava atuando passou por esse contraste climático muito brusco, então acontece isso. É só ter a condição realmente para formar a nuvem”, disse.
Além disso, Marle relatou também que o fenômeno não pode ser considerado um estágio inicial de um tornado, que só se caracterizaria quando toca no solo, e não oferece nenhum perigo à população de Guarabira, já que costuma ser algo passageiro.
Fonte: g1 PB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°