A Prefeitura de Aparecida, localizada no Sertão paraibano, emitiu um boletim na tarde desta quinta-feira (7), informando sobre um óbito decorrente da covid-19. A vítima, um idoso de 97 anos, faleceu na noite da quarta-feira no Hospital Regional de Sousa. A Secretaria de Saúde do município está reforçando a importância dos cuidados preventivos e alertando a população para se manter vigilante durante o período de festas.
A secretária de Saúde, Narjara Araújo, destacou que, durante a visita da equipe de saúde à residência do idoso na zona rural, foram constatados sinais que levantaram suspeita de pneumonia. No entanto, os testes confirmaram a infecção por covid-19.
"Nesse momento, sobretudo nesse período de festas, nós devemos nos manter cada vez mais vigilantes e reforçar certos cuidados, principalmente para aqueles grupos de risco. O uso de máscara é indispensável; testagem no início dos sintomas, até 48 horas, também é indispensável; e a vacinação, que ainda é a melhor forma de se proteger da evolução da covid-19", alertou a secretária.
No período de 24 horas antecedentes à emissão do boletim, Aparecida registrou 6 novos casos de covid-19, com apenas um caso recuperado. Os demais estão em observação.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomenda a segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 para grupos de risco, incluindo pessoas com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina há mais de seis meses.
A vacinação contra a covid-19 está disponível em todos os 223 municípios da Paraíba, e a testagem pode ser realizada a partir do segundo dia de sintomas.
O cenário epidemiológico atual na Paraíba é considerado estável, com uma taxa geral de casos positivos de 4,92%, desde a primeira semana de janeiro até o início de dezembro.
Por Patosonline.com
Com informações do Diário do Sertão
Mín. 24° Máx. 37°