Na noite desta sexta-feira, 22 de dezembro, por volta das 22h30m (dez e meia da noite), luzes foram vistas no céu do sertão.
A redação do Patosonline.com recebeu vários vídeos curtos, feitos por patoenses e sertanejos de várias partes da cidade e da região.
O fenômeno aconteceu de repente, no sentido sul-nordeste, nascente de Patos, mas foi visto também em vários outros municípios da região.
Chuva de Meteoros Úrsidas Alcançará Pico Entre 22 e 23 de Dezembro
A esperada chuva de meteoros Úrsidas atingirá seu pico entre os dias 22 e 23 de dezembro deste ano, apresentando um espetáculo celestial que se estende de 17 a 26 de dezembro. No entanto, os entusiastas da astronomia podem esperar uma exibição mais moderada, com aproximadamente cinco meteoros por hora, de acordo com o Royal Museums Greenwich.
O fenômeno, associado ao rastro de poeira deixado pelo Cometa 8P/Tuttle em sua órbita ao redor do Sol a cada 13,5 anos, é conhecido por sua beleza, embora não seja uma das chuvas de meteoros mais intensas. Ainda assim, oferece uma oportunidade fascinante de observar esses fragmentos cósmicos enquanto queimam na atmosfera terrestre.
Os astrônomos alertam, no entanto, que as condições de visibilidade podem não ser ideais em 2023. A lua crescente, iluminando a noite com 89% de sua luminosidade em 23 de dezembro, pode comprometer a visibilidade do fenômeno. A presença da lua cheia deve persistir até 26 de dezembro às 19h33.
Os interessados em testemunhar esse espetáculo celeste devem estar atentos ao céu noturno durante as datas mencionadas, procurando áreas com menor poluição luminosa para otimizar a experiência de observação.
Veja alguns vídeos abaixo:
Patosonline.com
Texto da segunda parte (Chuva de Meteoros Úrsidas Alcançará), produzido com base em informações da CNN Brasil
Mín. 24° Máx. 37°