O delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Patos, Roberto Carvalho, avaliou os trabalhos realizados o ano de 2023, em contato com o jornalista Higo de Figueirêdo, da Rádio Espinharas FM.
Roberto Carvalho também falou sobre as mudanças quanto a algumas atribuições da instituição, que durante o transcorrer do ano passou a apurar todos os crimes patrimoniais, gerando em dois meses, mais de 50% das prisões realizadas desde o ano de 2018.
“A partir da metade de outubro nós passamos por uma reformulação na Delegacia de Roubos e Furtos, que antes do início de nossa gestão apurava principalmente fraudes, que era um objeto fora do escopo e da especialidade da nossa delegacia. Quando nós mudamos essa mentalidade e passamos a apurar roubos, furtos, extorsão, apropriação indébita e a receptação, a delegacia passou a produzir mais, tanto que em dois meses a gente tem 50% das prisões efetuadas desde 2018”, disse o delegado.
O delegado acrescentou que os crimes de furtos têm uma forte ligação com o tráfico de drogas, onde os criminosos utilizam desse tipo de artifício para manter o consumo de entorpecentes, enquanto que as roubos tem uma maior complexidade por conta da ocultação do patrimônio em lugares de difícil acesso.
Ele finalizou fazendo um alerta sobre a correta utilização do sistema de Câmeras de Monitoramento, ferramenta que considerou como fundamental para ajudar nas investigações.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Áudio de Higo de Figueirêdo - Rádio Espinharas
Mín. 22° Máx. 37°