
O agrônomo Chico Velho expressou suas preocupações sobre a prática cada vez mais frequente do uso indiscriminado de agroquímicos, em especial do produto Ethrel, para acelerar o amadurecimento precoce de frutas em Patos. Em conversa com o Patosonline.com, o especialista destacou os riscos à saúde pública associados a essa prática.
O Ethrel, um regulador de crescimento pertencente ao grupo etileno, com concentração de ETefom 240 g/L, possui um modo de ação sistêmico. Seu uso é comum para induzir o florescimento uniforme em algumas culturas, porém, sua aplicação excessiva tem sido observada no mercado de frutas local.
Chico Velho ressaltou a coloração uniforme de diversas frutas, como banana, manga e mamão, como um indicativo potencial do uso excessivo de Ethrel em substituição ao tradicional carbureto, usado para acelerar a maturação dos frutos comercializados.
"O perigo reside no caráter tóxico do agroquímico. Como seu efeito é sistêmico, toda a biomassa do fruto é impregnada com sua toxina. Os consumidores, ao ingerirem essas frutas, ficam expostos a um risco iminente à saúde, podendo acarretar consequências graves para toda a população consumidora", alertou o agrônomo.
Chico Velho fez um apelo às autoridades de saúde para que realizem uma análise rigorosa dos produtos frutíferos disponíveis no mercado local. Ele enfatizou a importância de oferecer à população a garantia de um consumo isento de toxidez, promovendo a saúde, segurança e confiança dos consumidores.
Patosonline.com
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°