Entre os milhares de municípios do Brasil, onde investir em novos negócios? Há dez anos, a Revista EXAME busca ajudar empreendedores e empresas a responder esta questão, com a publicação do ranking Melhores Cidades para fazer Negócios.
Neste ano, a décima edição do ranking traz duas novidades importantes. Uma novidade nesta edição é a inclusão do eixo de Saúde, atendendo uma demanda para um olhar diferenciado para este setor que cada vez mais recebe investimento privado para suprir demandas das populações por todo o país.
O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas em sete áreas ou categorias que são:
E destas sete categorias, Patos aparece em pelo menos duas entre as 100 melhores cidades para fazer negócios: Saúde e Educação.
Na saúde, por exemplo, o estudo mostra que o gasto dos brasileiros com este setor cresceu na última década. Segundo dados do estudo Conta Satélite de Saúde, do IBGE, o total desembolsado na área passou de 8% do PIB do país, em 2010, para 9,6% em 2019, dado mais recente disponível. No período, o total de trabalhadores na área passou de 5,3% do total do país para 7,4%.
O recorte de saúde, com objetivo de mapear as melhores cidades para investir no setor de Saúde contou com o mapeamento e análise de 9 indicadores, além dos indicadores do Macro Cenário.
E é justamente nesta categoria que a cidade de Patos melhor se sobressaiu desbancando cidades como Campina Grande, a segunda maior do Estado, que nem aparece entre as 100 melhores.
O estudo mostra que na Saúde, Patos aparece em 57º entre as 100 melhores cidades para se investir no setor com IQM/23 de 2,887, desbancando até a Capital do Estado.
Ressaltando ainda que, da Paraíba, além de Patos, apenas a capital João Pessoa aparece nesse ranking na 65ª posição com IQM 2,869.
Já no quesito Educação, Patos ficou na 68º posição com IQM 3.374, e mais uma vez a frente de João Pessoa que ficou na 75º colocação com IQM 3.331.
Nestas duas áreas a Paraíba não colocou mais nenhuma outra cidade acima de 100 mil habitantes entre as 100.
Sobre o Estudo e a Urban Systems
O ranking, elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado com exclusividade pela EXAME, completa dez anos. O estudo levou em conta 319 cidades, que são todos os municípios do Brasil com mais de 100.000 habitantes. Vivem neles 115,6 milhões de pessoas.
O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista EXAME, e posteriormente divulgado de forma ampla para todos os atores, privados e públicos envolvidos no desenvolvimento das cidades brasileiras.
A pesquisa se originou de um estudo inovador realizado pela Urban Systems e também publicado pela Revista Exame, em 2011, que apontou as principais microrregiões que seriam os novos vetores de desenvolvimento do Brasil, sendo o primeiro estudo que indicou o desenvolvimento nas novas fronteiras de desenvolvimento do país.
Posteriormente, a partir de 2014 a Urban Systems adaptou o estudo e a visão dos fenômenos, para avaliar todos os municípios com mais de 100 mil habitantes, para identificar as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios. Este conceito e metodologia permeou as publicações do estudo entre 2014 e 2019.
A edição 2023 das Melhores Cidades para Fazer Negócio usa as informações do Censo 2022.
Acesse o estudo completo clicando no link abaixo:
1701906065823Relatorio_MCN_Urban_2023.pdf
Fonte - Vicente Conserva / Portal 40 Graus
Mín. 24° Máx. 37°