Terça, 26 de Novembro de 2024
Banner Topazio Tintas
Banner Hmais Onco
Banner Clima Sublime
Banner Dra Rhaissa
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Locais Locais

TJPB mantém decisão que condena município de Patos a realizar obras de esgotamento sanitário na Rua Sebastião Monteiro; prefeitura diz que irá recorrer

O relator do processo destacou que o saneamento básico é um requisito fundamental para o pleno exercício dos direitos à moradia, saúde, vida e dignidade humana.

22/01/2024 às 14h45
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Patosonline.comCom informações das assessorias
Compartilhe:

A Quarta Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a decisão que condenou o município de Patos a tomar medidas para a implantação de rede coletora de esgotos e tratamento na rua Sebastião Monteiro, bairro Monte Castelo, Zona Sul da cidade. O processo, de número 0806868-58.2021.8.15.0251, teve como relator o juiz convocado Onaldo Rocha de Queiroga.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A sentença da 4ª Vara da Comarca de Patos determinou que a implementação do serviço de captação e tratamento do esgoto sanitário na rua Sebastião Monteiro é necessária, pois as irregularidades apontadas na ação do Ministério Público Estadual violam normas de saúde, bem-estar social e meio ambiente. A ausência de uma rede coletora de esgoto sanitário ou estação de tratamento adequada prejudica a qualidade de vida da população, expondo-a a mau cheiro e riscos à saúde.

O relator do processo destacou que o saneamento básico é um requisito fundamental para o pleno exercício dos direitos à moradia, saúde, vida e dignidade humana.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

"No caso concreto, a situação descrita refoge do que pode ser considerado ordinário, porquanto, consoante consignado na Sentença, a galeria de água pluvial que passa pela rua Sebastião Monteiro, Bairro Monte Castelo, está recebendo efluentes líquidos domésticos oriundos de imóveis localizados em cotas mais elevadas, comprometendo o mínimo de salubridade exigido", pontuou o magistrado.

O que diz a Prefeitura de Patos?

Sobre o assunto, o Patosonline.com entrou em contato com a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Patos, que enviou a seguinte nota:

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Trata-se de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado da Paraíba em face do Município de Patos e contra a CAGEPA, visando à condenação do réu, pela qual busca a imediata realização das providências para sanar os problemas de esgotamento sanitário, coibindo o seu despejo a céu aberto na Rua Sebastião Monteiro, Bairro Monte Castelo, Patos/PB. Em sentença, houve o acolhimento da preliminar de ilegitimidade da CAGEPA, julgando a responsabilidade pela conservação das vias e logradouros públicos e pela drenagem pluvial é do Município. O que foi mantido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. O município apresentou recurso e continuará recorrendo, pois tem o entendimento de que a responsabilidade é do ente estadual. Ainda é importante frisar que a decisão considerou que restou provado nos autos que a galeria de água pluvial que passa pela Rua Sebastião Monteiro, está recebendo efluentes líquidos domésticos oriundos de imóveis localizados em cotas mais elevadas, pelas obras de pessoas que clandestinamente fazem a referida ligação.

Por Patosonline.com
Com informações das assessorias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 23h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 37°

Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 38°C 23°C
Sáb 37°C 24°C
Dom 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras