O Ministério da Saúde iniciou na última quarta-feira (17) a distribuição gratuita de absorventes higiênicos por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil, e o empresário Zezinho, proprietário do Grupo Drogacenter, repassou algumas orientações para quem deseja retirar os produtos nas unidades do grupo em Patos.
Zezinho disse que fez o pedido às distribuidoras responsáveis e em 3 ou 4 dias os materiais já estarão disponíveis para retirada na farmácia. Ele destacou que o sistema da farmácia já está adaptado e integrado ao Ministério da Saúde para plena execução do programa.
Brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, entre 10 e 49 anos de idade, e estejam inscritas no CadÚnico, e tenham renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa. Se for estudante de escola pública, também deve estar no CadÚnico, mas a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo (R$ 706). Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda.
Basta se dirigir a uma unidade credenciada do Farmácia Popular, apresentar um documento de identificação oficial com número do CPF e a 'Autorização do Programa Dignidade Menstrual', em formato digital ou impresso (modelo disponível abaixo), que deve ser gerado via aplicativo ou site do 'Meu SUS Digital' (nova versão do aplicativo Conecte SUS), com validade de 180 dias. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por responsável legal.
Em caso de dificuldade para acessar o 'Meu SUS Digital' ou emitir a autorização, basta se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde agentes de saúde e profissionais podem auxiliar na emissão da autorização. Pessoas em situação de rua também podem ir até os Centros de Referência da Assistência Social - Cras e Creas, Centros POP, centros de acolhimento e equipes de Consultório na Rua.
Para as pessoas que estão recolhidas a unidades do sistema penal, a entrega será coordenada e executada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a distribuição realizada diretamente nas instituições prisionais.
Por Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 38°