
Em conversa com a equipe de Jornalismo da Rádio Espinharas FM, De Medeiros, representante da Vigilância Ambiental do município de Patos, abordou a importância dos cuidados necessários por parte dos cuidadores de animais em relação aos reservatórios de água. O alerta é claro: esses recipientes podem se tornar criadouros propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Ele enfatizou que a troca da água dos recipientes a cada três dias é fundamental para evitar o acúmulo de água parada. Durante o período de chuva, a atenção deve ser redobrada, visto que as condições climáticas favorecem a multiplicação do Aedes aegypti.
O representante da vigilância também alertou para o risco de proliferação do mosquito em águas destinadas aos animais de rua, presentes nos reservatórios comuns. É importante que os cuidadores estejam cientes dos procedimentos corretos de higiene desses recipientes para evitar potenciais focos da doença.
Rafael Gomes, diretor da ONG Adota Patos, também se pronunciou sobre a questão. Ele destacou a importância de não generalizar a situação, ressaltando que muitos cuidadores de animais na cidade estão seguindo as orientações de limpeza adequada dos reservatórios. Ele também reconhece as limitações dos Agentes de Endemias, que não conseguem realizar visitas casa por casa manualmente devido à extensão territorial do município.
Contudo, Rafael Gomes fez um apelo à população, enfatizando que embora não seja a água destinada aos animais que esteja diretamente disseminando a dengue, existe, sim, um risco associado. Ele solicitou um esforço conjunto para promover a conscientização entre os protetores de animais, visando a prevenção e o combate eficaz à proliferação do mosquito.
Patosonline.com
Incêndio criminoso Moradora denuncia queimadas criminosas recorrentes no bairro Jatobá, em Patos
Ação solidária Grupo Impacto leva Natal solidário a famílias de Patos-PB na noite de 24 de dezembro
Evangelização Igreja Movimento realiza ações pelas ruas de Patos e leva orações e mensagens de fé à população
Serviços Diretora da Casa da Cidadania explica mudanças no agendamento de serviços nos últimos dias do ano
Data folha Pesquisa aponta que o Brasil tem 40% de petistas e 34% de bolsonaristas
Ação solidária Projeto “Transformando em Amor”, do jovem Nycollas Feitosa, realiza ação solidária e distribui cestas básicas em Patos
Luto! Morre em Campina Grande o patoense Severino Soares de Albuquerque, aos 69 anos
Evangelização Passagem realiza o evento “Passagem para Cristo” com noite de louvor e adoração na praça pública no próximo domingo (28)
Saúde Maternidade Dr. Peregrino Filho promove ação natalina de acolhimento às pacientes internas Mín. 23° Máx. 37°