
Sindicatos representativos de professores e servidores técnico-administrativos de universidades e institutos federais de educação estão articulando uma greve nacional para o mês de março. A paralisação deve atingir instituições na Paraíba, incluindo a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB).
O indicativo de greve para os servidores técnico-administrativos está marcado para o dia 11 de março, enquanto os sindicatos de professores têm uma reunião nacional no final deste mês para deliberar sobre a possível greve.
Clodoaldo Gomes, da coordenação de comunicação e marketing do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB), afirmou que entidades nacionais estão em contato para realizar um movimento grevista em todo o país.
O principal motivo para a mobilização é a falta de priorização do Governo Lula em apresentar propostas para os servidores da educação, além dos cortes de recursos nas universidades e institutos federais.
“Temos tido vários cortes na educação, as reivindicações de melhorias salariais e de plano de carreira da educação têm sido secundarizadas pelo governo. A educação do governo tem sido empurrada com a barriga e não temos nenhuma proposta concreta. Há sinalização do governo de apresentar uma proposta no dia 22 e esperamos que seja uma proposta que venha atender a categoria. Caso não, já temos esse apontamento de no dia 11 de março entrar em greve”, disse Clodoaldo.
Antônio Lisboa, presidente da Associação dos Docentes da UFCG, informou que a decisão sobre a greve será discutida em um congresso nacional no final de fevereiro e início de março.
O movimento busca melhores condições salariais, plano de carreira e protesta contra cortes na educação. A paralisação pode impactar diversas instituições federais de ensino no país.
Por Patosonline.com
Com informações do ClickPB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 36°