
Sindicatos representativos de professores e servidores técnico-administrativos de universidades e institutos federais de educação estão articulando uma greve nacional para o mês de março. A paralisação deve atingir instituições na Paraíba, incluindo a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB).
O indicativo de greve para os servidores técnico-administrativos está marcado para o dia 11 de março, enquanto os sindicatos de professores têm uma reunião nacional no final deste mês para deliberar sobre a possível greve.
Clodoaldo Gomes, da coordenação de comunicação e marketing do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB), afirmou que entidades nacionais estão em contato para realizar um movimento grevista em todo o país.
O principal motivo para a mobilização é a falta de priorização do Governo Lula em apresentar propostas para os servidores da educação, além dos cortes de recursos nas universidades e institutos federais.
“Temos tido vários cortes na educação, as reivindicações de melhorias salariais e de plano de carreira da educação têm sido secundarizadas pelo governo. A educação do governo tem sido empurrada com a barriga e não temos nenhuma proposta concreta. Há sinalização do governo de apresentar uma proposta no dia 22 e esperamos que seja uma proposta que venha atender a categoria. Caso não, já temos esse apontamento de no dia 11 de março entrar em greve”, disse Clodoaldo.
Antônio Lisboa, presidente da Associação dos Docentes da UFCG, informou que a decisão sobre a greve será discutida em um congresso nacional no final de fevereiro e início de março.
O movimento busca melhores condições salariais, plano de carreira e protesta contra cortes na educação. A paralisação pode impactar diversas instituições federais de ensino no país.
Por Patosonline.com
Com informações do ClickPB
Pronunciamento Cicinho Lima diz estar envergonhado e afirma que fez seu “papel de pai” ao conduzir João Lima à delegacia
Concurso público Paraíba tem 597 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 19 mil
Sonho realizado Sanfoneiro mirim paraibano realiza sonho de conhecer Flávio José: 'uma grande referência'
Show cancelado Prefeita de Mulungu cancela show de João Lima após denúncia de violência doméstica
Inusitado Família denuncia troca de corpos em velório de homem na Grande João Pessoa
Emergência Paraíba chega a 121 municípios em situação de emergência por desastres naturais
Campanha solidária Moradores se mobilizam para ajudar mãe e dois filhos após incêndio atingir residência em Mãe d’Água
Premiação Mega-Sena acumula em R$ 50 milhões e quatro apostas da Paraíba acertam a quina
Em Catingueira Cavalo de Pau e Gustavinho Sanfoneiro se apresentam neste domingo (18) na Festa de São Sebastião, em Catingueira Mín. 23° Máx. 36°