Apesar das chuvas registradas nos primeiros meses deste ano, a Paraíba enfrenta uma crise hídrica preocupante, com 51 açudes em situação crítica ou em observação, conforme apontam dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
Vinte e quatro reservatórios são considerados críticos, com menos de 5% de sua capacidade total de volume de água. Entre eles, 17 açudes estão praticamente zerados, com menos de 1% de água, o que os coloca na lista vermelha da Aesa. Destaca-se que, mesmo com as chuvas, alguns açudes, como Bastiana, Sabonete, Jeremias, Ouro Velho e São José IV, permanecem sem nenhuma gota d'água.
Outros 27 açudes estão em observação, com níveis entre 5% e 20% da capacidade total. Embora estejam em situação menos crítica, ainda demandam atenção e medidas para garantir o abastecimento adequado.
Em contrapartida, há três reservatórios que ultrapassaram sua capacidade máxima e estão sangrando. Poções e São José II, ambos em Monteiro, e Vazante, em Diamante, estão com mais de 100% da capacidade total, sendo pontos positivos na gestão hídrica.
Patosonline.com
Com informações do ClickPB
Relíquia Patos inicia neste domingo (15) peregrinação da relíquia de São Francisco de Assis com missa na Catedral às 9h
Futsal Feminino Patos realizará jogo festivo de futsal feminino em homenagem ao Mês da Mulher
EDUCAÇÃO Vida Ativa: saúde e movimento para idosos no Unifip
Luto! Prefeitura de Salgadinho lamenta morte de garoto de 6 anos picado por cobra
FPM FPM: primeira parcela de março será paga nesta terça-feira (10) com queda de 10% nos repasses
Concurso público Paraíba tem 171 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 12 mil
Na saúde e na doença Com casamento marcado, noiva tem complicações na gestação e cerimônia acontece em hospital, em João Pessoa
Justiça Ameaçada André Mendonça é ameaçado em Brasília e Octávio Paulo Neto, na Paraíba: quem protege quem investiga?
Mercado de trabalho Mulheres superam desafios e avançam em posições predominantemente masculinas Mín. 23° Máx. 36°