Sábado, 23 de Novembro de 2024
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Rhaissa
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Brasil Brasil

STF: Mendonça ressaltou os ‘malefícios’ do uso da maconha, frisando as ‘consequências notáveis para a saúde e a sociedade’

STF faz 5 a 3 para descriminalização da maconha, mas Toffoli suspende julgamento com pedido de vista

07/03/2024 às 09h25
Por: PATOS ONLINE Fonte: Foto: Tiago Queiroz / Estadão
Compartilhe:
Foto: Tiago Queiroz / Estadão
Foto: Tiago Queiroz / Estadão

Em meio à tensão com o Congresso, que discute a PEC das Drogas, o Supremo Tribunal Federal formou um placar de cinco votos a três na tarde desta quarta-feira, 6, pela descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. De outro lado, a maioria do colegiado já se manifestou no sentido de fixar uma quantidade da droga para diferenciar consumo próprio de tráfico no momento da abordagem policial. A análise do caso foi suspensa por um pedido de vista, desta vez, do ministro Dias Toffoli.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“Temos já uma maioria de votos pela fixação de uma quantidade diferenciadora, apenas com alguma divergência de qual será a quantidade. Considero que esse é o aspecto mais importante do nosso julgamento, fixar uma quantidade que valha indistintamen-te para pobres e ricos relativamente a ser ou não traficante”, afir-mou o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso ao proclamar o resultado do julgamento.

Barroso, junto dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Mo-raes, defende que sejam consideradas usuárias pessoas que portarem 60g de maconha ou que tenham a posse de seis plan-tas fêmeas. Cristiano Zanin e Kassio Nunes Marques votaram por fixar a quantidade de 25 gramas ou seis plantas fêmeas para a distinção entre consumo pessoal e tráfico. André Mendonça su-geriu fixar a quantidade diferenciadora em dez gramas. Edson Fachin entende que a quantidade deve ser definida pelo Legisla-tivo.
Julgamento

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

A retomada do julgamento nesta quarta-feira, 6, se deu com a apresentação do voto-vista do ministro André Mendonça, que, logo no início da sessão, adiantou que acompanharia a linha de voto do colega Cristiano Zanin. Este votou contra a descriminalização do porte de maconha sob entendimento de suposto agravamento de problemas de saúde relacionados ao vício. De outro lado, ele sugeriu fixar a quantidade máxima de 25 gramas para diferenciar usuário de traficante.

Em seu voto, Mendonça ressaltou os ‘malefícios’ do uso da maconha, frisando as ‘consequências notáveis para a saúde e a sociedade’. Após ler uma série de estudos em tal conclusão, o ministro afirmou: “Isso faz a maconha, isso faz fumar maconha. É o primeiro passo, se é pra dar o primeiro passo, para precipício”.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Fonte : Por Pepita Ortega / O Estadão

Foto: Tiago Queiroz / Estadão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Dom 36°C 23°C
Seg 37°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 36°C 22°C
Qui 37°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras