Segunda, 16 de Março de 2026
Banner Nissa Niscar PB
Banner Brazaturo Patos
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Dr Paulo Arnon
Brasil CORRUPÇÃO

CNN: Vorcaro orientou pagamento a site de esquerda “para bater nos inimigos”

Mensagens do celular do ex-banqueiro embasam relatório enviado pela investigação ao STF

16/03/2026 às 22h00 Atualizada em 16/03/2026 às 22h10
Por: Marcos Oliveira Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro orientou Luiz Phillipi Mourão, o “Sicário”, a negociar pagamentos mensais ao site de esquerda DCM (Diário do Centro do Mundo) para barrar a publicação de informações desfavoráveis ao Banco Master e “bater nos inimigos”, segundo apontam mensagens extraídas do celular dele obtidas pela PF (Polícia Federal).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Os diálogos constam em um dos oito celulares apreendidos pela PF com Vorcaro. O aparelho foi confiscado em novembro do ano passado e começou a ser periciado e analisado pelos agentes. O conteúdo foi revelado pelo jornal O Estado de São Paulo e confirmado pela CNN.

Em texto publicado na própria plataforma, o site DCM negou qualquer irregularidade; declarou que não é citado em decisão do STF relacionada à “Operação Compliance Zero” e destacou que nenhum jornalista ou colaborador da página aparece como investigado.

“O material que tem circulado publicamente consiste em supostas conversas privadas vazadas, cuja autenticidade, integridade e contexto são desconhecidos, e que não possuem cadeia de custódia verificável no espaço público”, afirmou.

Continua após a publicidade
Banner Brazaturo Patos

A ideia de patrocínio teria começado em 10 de outubro de 2024, quando Vorcaro enviou ao Sicário o link de uma matéria negativa do DCM sobre como o mercado financeiro desconfiava da atuação do Master e criticou a publicação. Também enviou outro link reclamando de um texto com o título: “Altas taxas de juros e reclamações assombram operações consignadas do Banco Master”.

Após reclamar dos textos do site de esquerda, Vorcaro escreveu ao auxiliar: “Cara, vamos contratar eles pra fazer isso com os outros. E não comigo. Usar eles para bater nos inimigos. Aí eu faria um pacote patrocínio mensal”.

Na mesma conversa, Sicário enviou a Vorcaro uma mensagem encaminhada de um intermediário que seria do site: “Mestre, o diretor perguntou como seria a parceria e querem saber sobre os alvos, para fecharmos o negócios (sic). E ele nos mostrou que foi firme não só removeu uma matéria mas como todas negativas que estavam no site”.

Continua após a publicidade
Banner PPV

Em outras mensagens, posterior a esse interesse de Vorcaro, mas sem data especificada, há cobrança pelos valores a serem pagos ao “DCM e dois editores”.

Na conversa transcrita, Sicário pede valores a Vorcaro para pagamentos de terceiros e diz: “Ele [ao que tudo indica, seria FABIANO ZETTEL] manda o mensal e eu divido entre a turma. Mando pra eles. 400 divido entre 6. Os meninos mando 75 pra cada, o meu. O DCM e mais dois editores. É este o mensal. Ele manda 1 e quando você manda bônus eu divido entre os meninos e a turma”.

A CNN buscou matérias no site DCM após o suposto pagamento de patrocínio. Em 30 de agosto de 2025, há uma com o título favorável “FGC garante proteção a investidores em CDBs do Banco Master”. E diz que os investidores que aplicam em CDBs do Banco Master “têm a segurança adicional do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que cobre até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por instituição. Essa proteção é um dos pilares do sistema bancário brasileiro e foi criada para reforçar a confiança em aplicações de renda fixa”.

A reportagem ainda aparece nas buscas, mas ao clicar para abrir ela foi retirada do ar.

A PF aponta que esse modus operandi de Vorcaro de contratar páginas, sites e influenciadores tinha o objetivo de influenciar a opinião pública para obter benefícios ao Banco Master. A contratação de influenciadores e páginas de celebridades nas redes sociais com ataques ao Banco Central contra a liquidação do Master, em novembro passado, também está sendo investigada.

A CNN procurou a defesa de Daniel Vorcaro, que escolheu não se manifestar.

O DCM disse, em nota à reportagem, que "não existe e, em qualquer documento oficial tornado público até aqui, identificação do Diário do Centro do Mundo (DCM), de sua razão social (NNA Produções Artísticas Ltda.) ou de qualquer jornalista ligado ao veículo como destinatário de pagamentos ou como parte de qualquer acordo relacionado ao Banco Master".

"O que tem circulado publicamente são supostos diálogos privados que teriam sido obtidos a partir de material vazado, cuja autenticidade, integridade e contexto não são verificáveis no espaço público e cuja cadeia de custódia não foi apresentada", afirmou.

O veículo afirma que fez reportagens críticas sobre Daniel Vorcaro e a crise envolvendo o Banco Master, e que exerce uma "cobertura jornalística independente"

"A hipótese de que o veículo teria firmado acordo para 'barrar matérias negativas' carece de prova e é contradita pelo histórico editorial público", escreveu o DCM, em nota.

Reprodução - CNN Brasil  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 22h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Chuvas esparsas

Mín. 23° Máx. 31°

Ter 32°C 23°C
Qua 35°C 22°C
Qui 31°C 23°C
Sex 36°C 22°C
Sáb 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras